Novo calendário de vacinação contra a covid-19 amplia grupos prioritários

Novo calendário de vacinação contra a covid-19 amplia grupos prioritários
Novo calendário de vacinação contra a covid-19 amplia grupos prioritários. Foto: OSollo
A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, divulga o calendário de vacinação contra a covid-19 desta semana. Além dos grupos que já estavam incluídos temos o acréscimo de outros 4 grupos seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite, sendo eles:
Grupo 1 – Pessoas com transtornos intelectuais permanentes, moderados ou graves com 50 anos ou mais;
Grupo 2- Pessoas de Comorbidades com 50 anos ou mais (Para as pessoas com Síndrome de Down, Transplantados e Imunossuprimidos a faixa etária é 18 a 59 anos). Na Bahia este grupo passa a ser denominado Grupo de Portadores de Doenças Crônicas e Condições Clínicas Especiais (ver quadro).

Grupo 3 – Gestantes e puérperas  portadoras de doenças crônicas e/ou comorbidade de 18 a 59 anos;

Grupo 4- Pessoas com Deficiência Permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), por ordem decrescente de idade de 59 até 18 anos.

Na terça-feira, 11 de maio, serão imunizados trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento e trabalhadores da educação do ensino regular que tenham mais de 40 anos ou mais. Motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário urbano,  com mais de 50 anos também receberão a dose, que será ofertada em frente a UFSB no período de 08h às 11h30 da manhã e serão disponibilizadas 400 doses.

Na quarta-feira, 12 de maio, será ofertada vacinação de dose 1 para pessoas com 60 anos ou mais nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Bela Vista 3, Castelinho, Centro Diagnose, Complexo Ubirajara e Teixeirinha das 07h às 10h30.

Na quinta-feira, 13 de maio, haverá drive thru na UFSB de dose 1 para pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais com 50 anos ou mais (exceto pessoas com Hipertensão Arterial Resistente e diabéticos), gestantes e puérperas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, portadores de deficiência cadastrados no Programa BPC, com idade entre 18 e 59 anos. O drive acontecerá das  08h às 11h30 da manhã e serão disponibilizadas 300 doses.

No sábado, 15 de maio, haverá o dia D de vacinação nas UBS contra a covid-19 para pessoas do grupo de doenças crônicas e condições clínicas especiais com 50 anos ou mais, incluindo hipertensos e diabéticos, gestantes e puérperas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, portadores de deficiência cadastrados no Programa BPC, com idade entre 18 e 59 anos.

Descrição do grupo de doenças crônicas e condições clínicas especiais.

Novo calendário de vacinação contra a covid-19 amplia grupos prioritários

DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS:

Novo calendário de vacinação contra a covid-19 amplia grupos prioritários

Para receber a primeira dose, todos os grupos precisam apresentar RG, CPF, cartão do SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência ou cartão da família em nome da pessoa que será vacinada.

Para alguns dos novos grupos, será necessária a apresentação de documentos específicos, sendo eles:

  • Os laudos médicos podem ser aceitos com datas de até um ano atrás, e ficaram retido.
  • No caso de Trabalhadores da Educação da Rede Pública e Privada: Contracheque de Abril/Maio de 2021
  • Para Profissionais de Força e Segurança: Carteira de Identificação profissional e comprovante de residência
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros, urbano, intermunicipal e interestadual – motoristas e cobradores:  Contracheque de Abril/maio de 2021 e Carteira de Trabalho com Registro da função exercida.

Todos devem portar RG, CPF e carteira de vacinação juntamente com a documentação extra para os grupos específicos.

Haverá agendamento da dose 2 em todas as Unidades Básicas de Saúde, durante funcionamento regular, para quem tomou dose 1 da Oxford/Astrazeneca entre 20/01 a 11/02/2021.Para trabalhadores da Saúde que ainda não se vacinaram, continua disponível o pré-cadastro para dose 1 em nosso site.

Para os diabéticos e hipertensos que já são acompanhados na UBS, a vacinação ocorre de forma nominal produzida pelas equipes de saúde da família. Ou seja, no dia em que a vacina estará disponível nas UBS, essas pessoas não precisam levar laudos que comprovem a comorbidade.

Não haverá mais agendamento para receber a vacinação contra a covid-19! Quem já realizou o agendamento será atendido, porém a partir de agora não será mais necessário para dose 1. As vacinas serão aplicadas de acordo com ordem de chegada para os grupos específicos designados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui