Objetivo do evento foi repassar informações sobre produtividade florestal e a aproximação com os produtores fomentados
Na última quinta-feira, 07/05, a Suzano Papel e Celulose reuniu cerca de 50 produtores rurais vinculados ao Programa de Parceria Florestal num Dia de Campo. O evento ocorreu na Fazenda Angulosa, do agricultor Márcio Teixeira Fernandes, em Nova Viçosa (BA) e teve o objetivo de repassar informações técnicas e promover a aproximação entre a companhia e os produtores da região.
Além disso, o Dia de Campo foi uma oportunidade de falar sobre um assunto que é do interesse de todos: a produtividade florestal. Durante o evento, os produtores florestais acompanharam de perto o monitoramento florestal, realizado 90 dias após o plantio, fase de muita importância para a sucesso do negócio e que cabe a cada produtor. Numa palestra técnica, receberam informações sobre as variáveis da produtividade florestal e como o manejo técnico correto pode influenciar o resultado futuro.
O Gerente Florestal da Bahia, Cassiano Schneider, reforçou a importância da parceria para todos os envolvidos. “Nossa lista de parceiros florestais envolvendo os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, já ultrapassa 400 produtores, responsáveis por plantar e manter mais de 50 mil hectares e florestas que vão abastecer a nossa fábrica. É um negócio que traz benefícios para o produtor, para a empresa e estimula o desenvolvimento da região”, disse.
Nestes 23 anos de existência, o programa de Parceria Florestal tem uma relação muito próxima com pequenos e médios produtores e muitos casos de sucesso. “Nosso objetivo é ter mais parceiros e beneficiar mais produtores florestais, além disso, levar ao conhecimento deles como devemos cuidar dos plantios naquilo que nos cabe tecnicamente. Precisamos fazer a nossa parte, das outras a natureza se encarrega”, disse o gerente de Fomento na Bahia, Alzemar José Veroneze.
HOMENAGEM AOS PIONEIROS
Relembrando o primeiro contrato de Parceria a entregar madeira na Fábrica de Mucuri, a equipe da Suzano fez uma homenagem especial ao Sr. Ênio Teixeira Fernandes pela primeira entrega de madeira da história do fomento, ocorrida no dia 5 de maio de 1999. Ele recebeu quadros com algumas fotos que marcaram este importante momento. As imagens foram restauradas pela Suzano a pedido do presidente Walter Schalka e deixaram o agricultor emocionado. “Nesses anos todos de contrato, a Suzano cumpriu o que foi negociado. Isso demonstra a confiança que nós temos nesta parceria, que eu pretendo que dure outros 23 anos”, disse o agricultor Ênio Fernandes.
O Sr. Márcio Teixeira Fernandes, ir ão do Sr. Ênio Teixeira Fernandes, também recebeu uma fotografia em que aparecem juntos à pilha de toras da primeira colheita feita no contrato de parceria com a Suzano. Este é o primeiro evento do ano do Programa de Parceria Florestal na Bahia e outros encontros estão programados para 2015.
_Produtor homenageado, Ênio Teixeira, por ter sido o primeiro a entregar madeira de fomento na Bahia_
Fonte: Ascom