Iniciativa realizada pela Suzano, o curso tem a parceria do Senai-BA e capacitou 25 pessoas das comunidades de Cruzelândia, Camaruji e Rio do Sul
A capacitação para o mercado de trabalho é o primeiro passo para quem busca oportunidade profissional e, no sul da Bahia, a Suzano vem oferecendo qualificação em diversas comunidades. No final de abril, uma nova turma, formada por 25 jovens das comunidades de Cruzelândia, Camaruji e Rio do Sul, na região do Picadão da Bahia, concluiu o curso de Mecânica de Máquinas Florestais, realizado pela empresa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA).
Com carga horária de 348 horas, o curso foi executado pelo Senai nas instalações da Escola Municipal de Cruzelândia. A capacitação atende a uma demanda da comunidade, apresentada no âmbito do Conselho Comunitário. “Desde o segundo semestre de 2018, mais de 100 jovens de comunidades da região do Picadão da Bahia já foram contemplados em cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos em parceria com o Senai-BA”, destaca André Becher, da área de Desenvolvimento Social da Suzano em Mucuri.
A grande participação de jovens mostra que o envolvimento da empresa em ações de capacitação na região desperta muito interesse. “São jovens que buscam aprimorar conhecimentos e adquirir capacitação para oportunidades de trabalho”, explica Becher.
As máquinas florestais são equipamentos muito presentes na principal atividade econômica do sul da Bahia e quem se especializa na sua manutenção pode ter mais chances no mercado de trabalho.
Becher comenta que o foco do curso é oferecer capacitação técnica e profissional para as comunidades locais, buscando justamente oferecer especialização para o mercado de trabalho em diversas frentes.
Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.