Foi lançada oficialmente, nesta terça-feira, dia 06, a nova marca turística Costa das Baleias: aqui a gente se encontra. O reposicionamento da identidade visual é resultado de ações diretas do Sebrae e parceiros na região.
O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do Prado e reuniu a prefeita Mayra Brito, secretários de Turismo, empreendedores da região, além de representantes de associações e instituições parceiras.
Antecedendo a apresentação da nova marca, foram destacadas ações anteriores dentro de um projeto turístico, tais como: capacitações, pesquisa de demanda turística, edições do encontro Café com Turismo, etc.
Segundo Alex Brito, gerente regional do Sebrae, a criação do novo material servirá aos gestores e empresários para divulgarem os atrativos da região.
“Um destino precisa de produtos novos e é isso que o reposicionamento da marca vem trazer: um motivo novo para ser divulgada a Costa, de forma estruturada, organizada. A partir de agora, vamos estruturar road-shows, as ações de mercado, visitas a centros emissores de turistas, de forma a oportunizar o produto Costa das Baleias“, disse Alex.
A prefeita do Prado, Mayra Brito, prestigiou o lançamento e destacou a importância da nova marca como fruto de um trabalho em conjunto.
“Em parceria, ficamos muito mais fortes do que o município querer andar sozinho, ou o Sebrae, ou as instituições. A participação de todos é muito importantes no fortalecimento do turismo na nossa região. Falando do Prado, o turismo é uma das principais fontes de economia e tem potencial pra ser a principal fonte de renda em nossa cidade“, disse.
Costa das Baleias: aqui a gente se encontra
A nova marca turística integra os diversos atrativos da região em uma única estratégia de marketing turístico e apoio à comercialização.
O consultor do Sebrae, Rafael Braga, fez a apresentação de como ocorreu o reposicionamento de marketing. Dentro das etapas, foram feitas oficinas que discutiram o perfil do turista e do próprio destino, a competitividade e estratégia.
O mapeamento turístico da região visou integrar os principais atrativos: sol e praia, cultura, religiosidade, ecoturismo e aventura, além de negócios e eventos.
Wander Noronha, presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, falou que houve a percepção da necessidade do reposicionamento, acolhendo na identidade visual não só o período reprodutivo de baleias jubarte, mas também contemplando municípios não litorâneos.
“Foi necessária essa atualização. A Costa das Baleias é uma das 13 zonas turísticas da Bahia e, às vezes, as pessoas associam apenas ao litoral“, comentou.
Pesquisa de demanda turística
O resultado da Pesquisa de Demanda Atual do Turismo da Costa foi divulgado em abril deste ano. Efetuada no período do Carnaval 2019, foram levantadas análises dos turistas quanto ao perfil, comportamento, motivações e percepções sobre a visita.
De modo geral, o grau de recomendação do destino foi considerado alto: 8,8% dos entrevistados indicariam a região para o turismo. Saiba mais: Sebrae apresenta pesquisa sobre perfil de demanda turística na Costa das Baleias
A pesquisa considerou que é necessária a continuidade desses estudos à medida que forem sendo implementados planos e projetos que almejam o desenvolvimento do destino turístico, visando analisar os impactos causados e fomentar o desenvolvimento sustentável da região.
O comandante da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Carlos Eduardo Barbosa da Silva, destacou a segurança como um dos fatores que influenciam no desenvolvimento do destino turístico.
“Temos a felicidade de informar que a segurança pública na nossa área (Alcobaça, Prado e Caravelas) vai bem. Temos reduzido os índices que somos cobrados. A população tem sentido uma maior sensação de segurança e essa parceria dos entes públicos só soma para o incremento do turismo na região“, enfatizou o comandante.
Presente no evento de lançamento da marca, o gerente de desenvolvimento da DesenBahia, Helder Falk, reiterou o interesse da agência em fomentar o crescimento econômico da região: “tendo o turismo como vocação, temos interesse disponibilizando linhas de financiamento para hotéis, pousadas, que estejam regularizadas. Não há como equipar entes ligados ao turismo sem que isso aconteça“.