Nosso refúgio

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.” (Salmos 34.4-5)

Deus é bondoso e concede bênçãos que tornam nossa vida o que jamais ela poderia ser sem Sua graça. Ele é fonte de alegria e socorro. Podemos confiar inteiramente nele. Posso também dizer como o salmista que o Senhor me respondeu e deu-me livramento e me senti feliz por isso. Mas também já me senti num vazio, em que outro salmo, e não este, me cairia melhor. Momentos em que reescreveria esse verso dizendo: “Busquei o Senhor e ele ficou em silêncio; ainda estou com medo. Tento olhar para Ele para me alegrar, mas continuo triste. Quem olhar para mim verá a face de um homem decepcionado”. Não saberia explicar porque, mas o verso de hoje falou-me sobre estas duas realidades. Talvez por saber que Deus responde, mas saber também que, as vezes, Ele fica em silêncio.

Deus é e sempre será fonte de vida e felicidade, mas precisamos crescer ao ponto de sermos felizes com Deus e não apenas quando Deus nos responde. Os salmos nos falam de celebração diante da resposta de Deus, mas também nos falam de perseverança e confiança diante de Seu silêncio. Falhamos na fé se apenas sabemos celebrar e não sabemos perseverar. Há uma felicidade possível em Deus que se manifesta nos lugares mais improváveis, quando não há razão alguma para que ela exista. Há uma misteriosa e maravilhosa felicidade que resulta de pertencermos a Deus e saber que Ele nos ama e jamais nos abandonará. A felicidade misteriosa da improvável presença divina quando tudo que ouvimos é um pesado silêncio.

Quando nem mesmo a oração parecer um caminho viável, ainda assim devemos buscar ao Senhor e lutar para colocar nele toda nossa esperança. As aflições desta vida são e sempre serão apenas por algum tempo, mesmo que durem a vida toda. Em meio à alegria, devemos exaltar ao Senhor. Em meio à dor, confiar inteiramente nele. É assim que descobrimos o segredo da felicidade: aprendendo a pertencer a Deus sob as mais diversas condições. Pois das Mãos bondosas de Deus, nada e nem ninguém pode nos tirar. Mesmo que não faça o que pedimos ou mesmo sinalize Sua presença, Deus é e sempre será o nosso Refúgio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui