No interior de Itamaraju, mutirão com serviços essenciais era marca da gestão de Pedro da Campineira

blank
Foto: Arquivo pessoal

Entre os anos de 2010 a 2016, era comum ver parte da estrutura administrativa da prefeitura, periodicamente, em diversas localidades do interior em uma ação integrada com a participação das secretarias de Obras, Educação, Finanças, Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Agricultura.

blank
Foto: Arquivo pessoal

A ação, denominada como Mutirão de Serviços Públicos, ocorreu durante a gestão de Pedro da Campineira e tinha como objetivo dar atenção aos moradores de toda a cidade, oferecendo os serviços públicos nas localidades e assim evitando que os moradores percorressem grandes distâncias até a cidade para obter os serviços.

blank
Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria Municipal de Saúde, naquele período, levava para os postos de saúde de cada localidade serviços como teste rápido de HIV, pré-natal, teste rápido de gravidez, aferição de pressão arterial, exame capilar de glicemia, curativos, preventivo e administração de vacinas em crianças e adultos. Aproximadamente 10 servidores da Saúde, entre estes técnicos de enfermagem e enfermeiros, trabalhavam durante todo o dia para atender ao grande número de pessoas que se dirigia ao posto de Saúde em busca de atendimento.

blank
Foto: Arquivo pessoal

Já a Secretaria de Obras executava de forma recorrente a retirada de entulhos e lixo, bem como a reposição de lâmpadas queimadas garantindo uma melhor iluminação noturna. Além disso, cerca de 20 servidores da pasta também trabalhavam na revisão de vários bueiros e no patrolamento das estradas.

blank
Foto: Arquivo pessoal

Ao chegar em cada localidade, a equipe de Assistência Social se instalava na escola do distrito e disponibilizava os serviços do Programa Bolsa Família (cadastramento e recadastramento) e atendimentos com os técnicos do CREAS e CRAS Volante, entre estes assistentes sociais e psicólogos. Havia ainda atendimento com os conselheiros tutelares que ministravam palestras àquela comunidade.

blank
Foto: Arquivo pessoal

“O município de Itamaraju precisava de atenção em todas as áreas, o interior principalmente. Todos esses serviços buscavam oferecer uma maior acessibilidade aos moradores do interior aos serviços públicos sem precisar ir até a cidade. Isso gerava uma grande comodidade a população que vive no interior. Itamaraju é uma cidade imensa que possui diversos povoados e garantir o acesso aos serviços públicos sempre foi minha preocupação”, disse o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Itamaraju Pedro da Campineira.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui