No Dia Nacional de vacinação contra a polio, Porto Seguro também vai vacinar contra o sarampo e gripe

Neste sábado, 18 de junho, além dos postos instalados nas Unidades de Saúde, haverá vacinação em pontos de grande movimento na cidade

O Brasil se mobiliza para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Neste sábado, 18 de junho, será o Dia Nacional, quando devem ser levadas aos postos as crianças menores de 5 anos, para tomar a primeira dose. No mesmo dia, alguns estados do Nordeste, como a Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas, e outros do sul e sudeste, vão vacinar contra o sarampo as crianças com idade de 1 ano a menos 7 anos.

Em Porto Seguro, os postos esperam vacinar cerca de 12 mil crianças contra a pólio e 14 mil crianças contra o sarampo, até o fim de julho. Segundo Helayne Sampaio, coordenadora de Imunização, a iniciativa de vacinação contra o sarampo se deve ao fato de Porto Seguro ser uma cidade com portas de entrada para receber pessoas do mundo inteiro. Este fato justifica o importante papel da cidade na prevenção também da poliomielite, pois imuniza moradores e quem chega para visitar, evitando dessa forma a disseminação de doenças imunopreveníveis em nosso município.

Além de vacinação contra a pólio e o sarampo, os pais devem estar atentos para aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe, em crianças de 6 meses até 2 anos.

Postos fixos e volantes – na zona rural a vacinação já começou.

As equipes de imunização da Secretaria de Saúde já iniciaram a vacinação itinerante na zona rural. E na cidade, os postos ficarão abertos no sábado, das 8 horas da manhã até as 5 da tarde. Além dos 22 postos instalados nas Unidades de Saúde, haverá postos volantes em pontos de grande movimento da cidade.

Paralisia infantil e sarampo – o Brasil deve manter a erradicação.

No Brasil, a paralisia infantil e o sarampo estão erradicados. A estratégia de realizar campanhas nacionais anuais contribuiu para eliminação dos vírus. Desde 1989, o país não registrou casos de pólio. Quanto ao sarampo, as ocorrências notificadas estão sempre relacionadas a turistas que já chegam com os sintomas. Por isso, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de manter as campanhas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá principalmente por via oral.

Já o sarampo, também contagioso, é transmitido pelo morbili vírus, e é uma das doenças que causa maior mortalidade infantil. É transmitido por vias respiratórias e apresenta sintomas como febre alta, tosse, coriza e hipersensibilidade à luz, manchas brancas na mucosa da boca e manchas avermelhadas na pele.

Ambas as doenças podem ser evitadas, com a aplicação da vacina. A data da segunda dose de vacinação contra a paralisia infantil será no dia 13 de agosto.

 
Fonte: Alexandra Soares / Ascom da Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui