Segundo Oliveira Lima Jr., da empresa de segurança eletrônica Real Protect, o golpe começa quando a vítima recebe uma mensagem SMS de alguém se passando pelo serviço de atendimento ao cliente da Netflix – mas que, na verdade, é um criminoso.
O texto da mensagem diz que a conta do usuário precisa ser “recadastrada” ou o seu acesso à plataforma será interrompido. O SMS vem com um link que promete levar à suposta página de recadastramento, mas que, na verdade, leva a um site falso.
“Nesse link há uma página com toda a identidade visual da Netflix, com formulários requerendo a confirmação de dados pessoais e, por fim, os dados do cartão de crédito usado para o pagamento do serviço”, diz Oliveira em artigo enviado ao Olhar Digital.
A vítima que preenche os formulários, sem saber, está encaminhando a criminosos o seu número de cartão de crédito e dados pessoais, que podem facilmente ser utilizados para realizar compras na internet em nome dela.
A Real Protect diz que o site usado no golpe já saiu do ar e que conseguiu “inutilizar a base de dados dos criminosos para evitar que eles pudessem realizar novos golpes contra as vítimas”, informou Oliveira.
A Netflix de fato pode entrar em contato com o usuário por meio de SMS, mas apenas quando solicitada pelo usuário. Por padrão, a comunicação entre a empresa e seus assinantes é feita por email ou por um chat em seu site oficial.
Em seu centro de ajuda, a Netflix recomenda, ao receber um email ou SMS suspeito em nome da empresa: “jamais insira seus dados de login ou financeiros depois de clicar em links” e “não clique em nenhum link nem abra anexos de emails ou mensagens de texto que tenham chegado de surpresa, independentemente do remetente”.
A empresa também diz que, “caso suspeite de um email ou mensagem de texto, não responda”. Em vez disso, a Netflix recomenda encaminhar a mensagem de texto ou o email falso para phishing@netflix.com, para informar a companhia sobre o novo golpe.
Se você já caiu na armadilha e inseriu seus dados, a Netflix recomenda alterar sua senha no serviço imediatamente, trocar a senha de qualquer outro site em que você usasse a mesma, e entrar em contato com a instituição financeira que administra o seu cartão para informar o golpe.
Fonte: Olhar Digital