A Neoenergia Coelba montou um esquema especial de operação para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia durante o primeiro turno das eleições 2024. A distribuidora ampliou em 170% o número de equipes em campo, totalizando mais de 800 profissionais — entre engenheiros, técnicos e eletricistas — estrategicamente posicionados em todo o estado. O Centro de Operações Integradas, onde é feita a gestão das solicitações dos clientes e direcionamentos das equipes, também contará com reforço adicional e equipe dedicada para o gerenciamento das demandas e operação remota do Sistema Elétrico. O objetivo é assegurar uma resposta rápida a qualquer eventualidade que possa afetar o fornecimento de energia nos colégios eleitorais e fóruns do TRE-BA.
Como parte das medidas preventivas, a Neoenergia Coelba realizou a manutenção e inspeção das instalações e circuitos elétricos que atendem os locais prioritários definidos pelo TRE-BA, que incluem 180 escolas e espaços municipais. Além disso, a distribuidora manterá uma equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), reforçando a integração com as autoridades durante o processo eleitoral.
“Nosso foco é garantir um fornecimento de energia confiável durante um momento tão importante como as eleições. Estamos mobilizando um efetivo maior e utilizando tecnologias de ponta para monitorar o sistema elétrico em tempo real e solucionar rapidamente qualquer ocorrência”, destacou Thiago Martins, superintendente técnico de Operações da Neoenergia Coelba.
Ainda, durante o dia de votação, a distribuidora não realizará desligamentos programados nas áreas que possam impactar o processo eleitoral. O monitoramento em tempo real será realizado por equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, permitindo a detecção e correção de possíveis interferências que comprometam o fornecimento de energia. O acompanhamento das condições meteorológicas será contínuo, permitindo ações preventivas em caso de tempo condição climática adversa.
A Neoenergia Coelba também estabeleceu um ramal telefônico exclusivo para comunicação direta entre as zonas eleitorais e o Centro de Operações Integradas, assegurando celeridade no atendimento de qualquer emergência.
Além dessas ações, a distribuidora colabora diretamente com o TRE-BA em um grupo de trabalho focado na revisão das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos utilizados durante as eleições, garantindo que todos os pontos estejam em conformidade com os padrões de segurança elétrica.