Nem salmão, nem semente de abóbora: esse é o alimento mais recomendado pela ciência para evitar a perda de memória

Nem salmão, nem semente de abóbora: esse é o alimento mais recomendado pela ciência para evitar a perda de memória
Descubra qual é um dos alimentos mais benéfico para saúde do cérebro, segundo a ciência. Foto: Shutterstock

Muitas vezes, mudamos a alimentação e optamos por ingredientes mais saudáveis por questões estéticas. No entanto, o cuidado com o cérebro deve ser também priorizado na hora de se alimentar: assim como o resto do corpo, ele envelhece com o passar do tempo e um dos efeitos colaterais é a perda de memória.

Contudo, alguns alimentos têm nutrientes específicos para saúde cerebral, como ácidos graxos ômega-3,antioxidantes e vitaminas. Eles ajudam a proteger as células cerebrais, promovendo a comunicação entre elas e facilitando a formação de novas conexões.

Alguns dos alimentos popularmente conhecidos por serem benéficos para o cérebro, por ricos em ômega-3, são peixes gordurosos, como o salmão, e a semente de abóbora. O que poucos sabem é que uma especiaria muito utilizada como tempero de pratos asiáticos é uma excelente aliada nesse sentido: o açafrão.

Qual o benefício do açafrão para o cérebro?

Conhecido por suas propriedades antidepressivas, afrodisíacas e anti-inflamatórias, o açafrão pode ser considerado um verdadeiro um elixir da juventude para o cérebro, pois tem uma ação tripla graças aos seus compostos bioativos.

estresse oxidativo causado por maus hábitos, poluição, sol ou processos internos do corpo pode danificar as células cerebrais, aumentando a perda de memória e o declínio cognitivo. Os antioxidantes do açafrão, como a crocina, ajudam a neutralizar os radicais livres e a proteger as células cerebrais do estresse oxidativo.

Essa especiaria também têm influência positiva sobre os neurotransmissores. A ciência já comprovou que o açafrão pode ter efeitos sobre a liberação de serotonina e outros neurotransmissores no cérebro, o que pode influenciar o funcionamento cognitivo e melhorar a memória.

O tempero também está relacionado com a proteção neuronal. Os compostos do açafrão, como o safranal, demonstraram propriedades neuroprotetoras em estudos de laboratório, sugerindo que podem ajudar a preservar a saúde das células cerebrais e melhorar a memória.

Açafrão é estudado no combate ao mal de Alzheimer

Em estudo da Universidade da Califórnia publicado em 2018, cientistas perceberam a associação do consumo do açafrão com a prevenção de doenças degenerativas capazes de afetar a memória. O componente fundamental da especiaria estudado foi a curcumina.

Já em 2024, um artigo científico publicado no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics destacou que o extrato de açafrão teve ação poderosa em pacientes de estágio leve e moderado de Alzheimer. Um ingrediente para não faltar na cozinha!

Fonte: TudoGostoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui