Natal em tempos de pandemia

Aproximam-se os festejos natalinos, uma das épocas mais significativas do ano. Para a maioria das famílias esse é um momento de reencontros, confraternizações, alegria, surpresas, diversões.
No entanto, para aquelas famílias que sofreram a perda de um ente querido, esse é um momento difícil, delicado, que remete a lembranças, sofrimento, saudades. Em muitos casos o brilho da decoração natalina, se transforma num cinza constante e dão lugar as lágrimas.

Para cada família o natal possui uma peculiaridade, seja ele um momento de preparar pratos tradicionais, de realizar brincadeiras da época (como o amigo secreto), de elaborar surpresa para as crianças, enfim, a essência desse momento está em partilhar afetos com as pessoas que amamos, e é nesse instante que podem ressurgir questões relacionadas à perda, tais como, como lidar com essa ou essas ausências? Como suportar essa reunião se ele ou ela não estarão lá? Torna-se doloroso arrumar à mesa e deparar com aquele lugar vazio, as músicas natalinas incomodam, e tudo que se quer é que esse momento passe rápido…

Como lidar com essa situação, uma vez que, externamente somos cobrados a estarmos felizes, sorrindo e comemorando a data, mas internamente não é bem assim, pois existe, um turbilhão de sentimentos, emoções e pensamentos? Então será que o natal em família acabou? Ou será possível dar um novo significado a essa data? Existe um fato, e ele não mudará.

Os sentimentos advindos dessa situação não precisam ser ignorados, disfarçados, muito pelo contrário. Permita-se sentir a dor, afinal houve a ruptura de um vínculo importante. Esse familiar não estará presente fisicamente, mas ele permanecerá vivo nas memórias, nas recordações.

Eu desejo do fundo do meu coração que nesse Natal você sinta o abraço de Deus e que aquela cadeira não está vazia, tem alguém que te ama muito sentado ali, é Jesus o aniversariante do dia, esse é o real significado do Natal, você não está e nunca estará sozinho(a) se convidá-lo para cear com você…

Um feliz e abençoado natal para você e sua família.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui