“Mas o anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2.10-11)
Esta foi a proclamação do anjo que anunciou o Natal. Não havia razão de temor por sua presença. As notícias eram boas! As manifestações de Deus sempre causavam medo nas pessoas das histórias bíblias. Mesmo em Apocalipse João teme diante do Senhor que lhe aparece e fala com ele (Ap 1.17). Mas, da mesma forma, o anjo lhe diz: “Não tenha medo!”. A aproximação de Deus não é uma ameaça. Ao contrário: sua aproximação é uma benção, uma saída para os dilemas de nossa vida e não uma condenação. O Natal anuncia isso: Deus veio para nos fazer bem e não para nos ameaçar ou destruir (Lc 9.55). Deus veio a nós porque não poderíamos ter vida verdadeira, vida plena, sem Sua presença, perdão e amor.
Na cidade de Davi, Belém, nos nasceu o Salvador. Aquele que veio para nos resgatar da escravidão. Um tipo de escravidão que engana o escravo fazendo-o sentir-se livre. Livre porque achamos que viver fazendo apenas a própria vontade seja o melhor caminho para a vida. Esquecemos que nosso coração é enganoso e, algumas vezes ou talvez muitas, perverso (Jr 17.9). Seguindo-o fazemos escolhas que depois gostaríamos de não ter feito. Fazemos o que queremos, mas depois não queremos o que fizemos. Jesus veio para nos oferecer novos caminhos para a vida. Ele próprio é o Caminho (Jo 14.6). Encontramos vida nele e seguindo-o. Com Ele podemos aprender verdadeiramente o que a vida é.
Mas precisamos vencer a desconfiança e o medo. Precisamos crer com todo o coração que Deus nos ama e Sua vontade é o que de melhor poderemos experimentar nesta vida. Jesus disse que se quisermos salvar a nossa vida, fazendo-a valer a pena por nós mesmos, a perderemos. Mas se aceitarmos perder, se crermos mais nele do que em nós mesmos, se aceitarmos os Seus caminhos para nossa vida, aí sim nossa vida será salva (Mc 8.35). Hoje é Natal! O Salvador já veio! Não tenha medo. Submeta-se à vontade de Deus. Nela está a vida que você tanto procura.