Nascer de novo

“Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” (João 3.3)

Nicodemos procurou Jesus em segredo e começou um diálogo fazendo um elogio: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele” (v.2). Aí Jesus interrompeu com a declaração do novo nascimento. Nicodemos não entendeu coisa alguma! Ele ficou chocado. Agora Jesus lhe parecia mais um lunático do que alguém falando da parte de Deus. Ele esperava que as palavras de Jesus fizessem sentido, mas não faziam! Palavras que combinassem com seus pressupostos sobre a vida, o céu, sobre Deus e a eternidade. Mas as de Jesus não combinavam. Jesus continuou falando e ele tentando entender, quando o que precisava era crer.

Como Nicodemos temos os nossos pressupostos e certezas. Acreditamos que descobrimos “leis espirituais” que explicam o funcionamento da vida e as ações de Deus. Queremos sempre dominar o princípio que produz resultados. Gostamos de estar no controle! Mas aí vem Jesus e diz: “Você tem que nascer de novo! As coisas não são como você pensa. Os pensamentos do Pai são altos demais para você!” Do que Ele está falando? Do escândalo do Evangelho. De acreditarmos em coisas constrangedoras como o perdão de pecados pela fé em Cristo. Aquele tipo de coisa que leva alguns a dizerem “Ah! Então o cara matou, roubou, adulterou e depois se arrepende e crê em Jesus e tudo fica bem?!” E a gente não tem outra coisa a dizer senão “é isso mesmo!”.

Sabemos que “é isso mesmo”, mas que também é muito mais que isso! A pessoa se arrepende, crê, é perdoada e entregue ao Espírito Santo. Então um parto começa e uma nova pessoa vai nascer para dentro de um novo Reino, para aprender a amar a Deus e ao próximo. Chega de tentar cumprir as regras que ela sabe que não consegue. É hora de algo maior: aprender a amar com o próprio Deus! Nicodemos não entende nada! Mas quem entenderia?! Ninguém pode entender, mas todos podem crer e nascer de novo. Podemos ganhar olhos que veem o que ninguém vê, ouvidos que ouvem o que ninguém ouve e mente que entende o inexplicável. Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Mas todos podem nascer de novo, pois é Deus quem faz isso em cada um. Basta crer e então vemos o Reino de Deus.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui