A iniciativa é da Suzano e já completou dois anos
Na manhã deste sábado, dia 27, o projeto Nascentes do Mucuri promoveu o plantio de mais de mil mudas de árvores nativas em Itabatã, distrito mucuriense. A ação reuniu centenas de voluntários e estudantes de escolas públicas e privadas do município.
O projeto ambiental é uma iniciativa da Suzano para estimular a restauração de nascentes e a cultura de preservação na Bacia do Rio Mucuri. Ao longo de seus dois anos, já são 408 nascentes em restauração e mais de 11 mil pessoas envolvidas em várias cidades.
Segundo o gerente executivo e industrial da Unidade Mucuri da Suzano, Fabrício José da Silva, a ideia visa ir muito mais longe, alcançando mais voluntários e fomentando a educação ambiental em toda área de atuação do projeto.
“A gente ainda tem muito a fazer pelo rio Mucuri. A participação das crianças hoje é extremamente importante. A gente busca educar os adultos e elas já vão crescer com essa mentalidade. Elas aprendem, ficam engajadas e vão levar pro resto da vida“, disse Fabrício.
Quem também acompanhou o plantio foi a secretária de Meio Ambiente de Mucuri, Ivanete Assis. Para ela, a continuidade das atividades é muito importante, pois renova a qualidade de vida de toda população.
“Estarmos aqui é gratificante, pois estamos contribuindo com um ambiente sustentável. Plantar essa ideia é garantir que iremos usufruir de todo bem de uma árvore no futuro“, disse Ivanete.
Desde 2017, já foram plantadas mais de 49.000 mudas às margens do rio Mucuri. Nesta manhã, espécies como: aroeira, jacarandá da Bahia, ingá de metro, curindiba, tamanqueiro, sapucaia, boleira, etc.
O rio Mucuri nasce no nordeste de Minas Gerais e deságua no sul da Bahia. Ele percorre 446 km em uma área com cerca de 15.400 km² e que beneficia 537 mil habitantes e a economia local, através da agropecuária e do turismo.
Galeria de Fotos
Água é vida…
Parabéns a todos que estão reflorestando as margens do Rio Mucuri.
Trabalho dígno de elogios.