Não deu certo

Ramiro Guedes

altNÃO DEU CERTO

Apenas um detalhe frustrou a exibição de um filme que alunos da UFSB iam exibir na área interna do Cemitério Velho: na hora da exibição, os meninos não conseguiram localizar quem guardava a chave. Foram obrigados a realizarem a sessão em uma rua lateral.

Os defuntos continuaram seu repouso e a frequência ao filme foi boa.

O FILME

O filme exibido foi O Instinto, com Anthony Hopkins. Perguntada sobre o motivo da exibição no cemitério, uma das organizadoras, Carol Bento, explicou que pretendia-se ali discutir o sentido da vida.

Afinal, o cemitério é o caminho de todos nós.

Lúgubre.

PREVISÃO

Está previsto para o dia da votação do impeachment que cerca de 300.000 pessoas estarão em frente ao Congresso, gente torcendo contra e gente torcendo a favor.

Que todos tenham juízo e que não haja confronto.

PROIBIÇÃO

A Polícia proibiu a presença de bonecos infláveis no dia da votação do impeachment. Estão banidos patos e pixulecos, para que ruínas maiores sejam evitadas.

Boa medida.

CALMARIA

Por mais estranho que pareça, estamos em abril e as eleições municipais ainda não despertaram aquele frisson que sempre despertam. Costuma-se dizer que a campanha teixeirense é deflagrada na festa da cidade.

Falta pouco, então.

ANIVERSÁRIO

A Igreja do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo completou 34 anos de sua instalação em Teixeira de Freitas. Situada na rua da Feirinha do São Lourenço, a igreja foi fundada pelo saudoso Pastor Amazias Barreto de Morais, que foi seu presidente até quando faleceu. A Igreja é hoje presidida pelo filho do Pastor Amazias, Jadilson Morais. Faz parte do trabalho da Igreja o programa Cristo, a única esperança – o mundo em desespero, levado ao ar na Alvorada Gospel.

Uma bela obra de evangelização.

PESQUISAS

Começam a surgir em Teixeira de Freitas os resultados das mais diversas pesquisas. Os resultados são tão disparatados e variáveis, que tais pesquisas estão perdendo a credibilidade. Os resultados variam de acordo com o interesse de quem as mandou fazer.

Os apostadores estão jogando duro.

LISTA

Vamos atualizar a lista dos pré-candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas, claro que de maneira especulativa: João Bosco, pelo PT, Tabajara Soares Marques, Fafá, Marta Helena, Caio Checon, Tarcísio Gama, Padre Apparecido Staut, Lucas Bocão, Timóteo Brito.

Será que todos persistirão até o fim, ou temos aí alguns balões de ensaio?

Mistérios.

O ELOGIO

Está voltando à moda o chamado Elogio da Libertinagem na literatura. O escritor mais representativo dessa vertente é o famoso Marquês de Sade e sua obra maior é o livro Os 120 dias de Sodoma. No Brasil, uma estudiosa do sadismo é a escritora Hilda Hirst. Sade afirmou um dia: “Um mundo totalmente virtuoso não conseguiria subsistir um minuto”.

O sadismo está presente nesses tempos bicudos.

TEMPO DE PODER

Em tempo de exacerbação de paixões políticas, vários livros sobre o poder surgem no mercado, não se sabe por valor ou se por oportunismo. A Mosca Azul, de Frei Betto, Primeira Página – Do golpe ao Poder, de Ricardo Kotscho e A Arte da política – a história que vivi, do ex-presidente FHC. Vários outros virão, principalmente depois da crise do impeachment e da história da Lava Jato.

Haja quem aguente.

SEM LUZ E SEM TÚNEL

“Quanto mais civilizado e polido um povo, menos poético seus costumes: ao abrandar-se, tudo se enfraquece.” (Diderot)

“Lugares que antes eu nem conhecia abriam-se em esquinas infinitas de ruas doravante prolongáveis.” (Antônio Cícero, sobre o ato de ler).

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui