Ramiro Guedes
NÃO DEU CERTO
Apenas um detalhe frustrou a exibição de um filme que alunos da UFSB iam exibir na área interna do Cemitério Velho: na hora da exibição, os meninos não conseguiram localizar quem guardava a chave. Foram obrigados a realizarem a sessão em uma rua lateral.
Os defuntos continuaram seu repouso e a frequência ao filme foi boa.
O FILME
O filme exibido foi O Instinto, com Anthony Hopkins. Perguntada sobre o motivo da exibição no cemitério, uma das organizadoras, Carol Bento, explicou que pretendia-se ali discutir o sentido da vida.
Afinal, o cemitério é o caminho de todos nós.
Lúgubre.
PREVISÃO
Está previsto para o dia da votação do impeachment que cerca de 300.000 pessoas estarão em frente ao Congresso, gente torcendo contra e gente torcendo a favor.
Que todos tenham juízo e que não haja confronto.
PROIBIÇÃO
A Polícia proibiu a presença de bonecos infláveis no dia da votação do impeachment. Estão banidos patos e pixulecos, para que ruínas maiores sejam evitadas.
Boa medida.
CALMARIA
Por mais estranho que pareça, estamos em abril e as eleições municipais ainda não despertaram aquele frisson que sempre despertam. Costuma-se dizer que a campanha teixeirense é deflagrada na festa da cidade.
Falta pouco, então.
ANIVERSÁRIO
A Igreja do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo completou 34 anos de sua instalação em Teixeira de Freitas. Situada na rua da Feirinha do São Lourenço, a igreja foi fundada pelo saudoso Pastor Amazias Barreto de Morais, que foi seu presidente até quando faleceu. A Igreja é hoje presidida pelo filho do Pastor Amazias, Jadilson Morais. Faz parte do trabalho da Igreja o programa Cristo, a única esperança – o mundo em desespero, levado ao ar na Alvorada Gospel.
Uma bela obra de evangelização.
PESQUISAS
Começam a surgir em Teixeira de Freitas os resultados das mais diversas pesquisas. Os resultados são tão disparatados e variáveis, que tais pesquisas estão perdendo a credibilidade. Os resultados variam de acordo com o interesse de quem as mandou fazer.
Os apostadores estão jogando duro.
LISTA
Vamos atualizar a lista dos pré-candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas, claro que de maneira especulativa: João Bosco, pelo PT, Tabajara Soares Marques, Fafá, Marta Helena, Caio Checon, Tarcísio Gama, Padre Apparecido Staut, Lucas Bocão, Timóteo Brito.
Será que todos persistirão até o fim, ou temos aí alguns balões de ensaio?
Mistérios.
O ELOGIO
Está voltando à moda o chamado Elogio da Libertinagem na literatura. O escritor mais representativo dessa vertente é o famoso Marquês de Sade e sua obra maior é o livro Os 120 dias de Sodoma. No Brasil, uma estudiosa do sadismo é a escritora Hilda Hirst. Sade afirmou um dia: “Um mundo totalmente virtuoso não conseguiria subsistir um minuto”.
O sadismo está presente nesses tempos bicudos.
TEMPO DE PODER
Em tempo de exacerbação de paixões políticas, vários livros sobre o poder surgem no mercado, não se sabe por valor ou se por oportunismo. A Mosca Azul, de Frei Betto, Primeira Página – Do golpe ao Poder, de Ricardo Kotscho e A Arte da política – a história que vivi, do ex-presidente FHC. Vários outros virão, principalmente depois da crise do impeachment e da história da Lava Jato.
Haja quem aguente.
SEM LUZ E SEM TÚNEL
“Quanto mais civilizado e polido um povo, menos poético seus costumes: ao abrandar-se, tudo se enfraquece.” (Diderot)
“Lugares que antes eu nem conhecia abriam-se em esquinas infinitas de ruas doravante prolongáveis.” (Antônio Cícero, sobre o ato de ler).