Na lousa do tempo se escreve com letras definitivas

Depois de todas as marchas e marchas do contra, as candidaturas estão definidas e postas. Quem ficou com quem, quais os motivos da “ficança”, nobres ou não, fisiológicas ou não, amorais ou não, tudo está escrito na lousa do tempo.

Basta que o eleitor saiba ler.

Notas do subsolo

Grande amigo desse escriba, o professor e aspirante a monge beneditino, Archângelo Depizzol nos presenteou com “Notas do subsolo”, de Dostosévsky. O livro é um impacto, escrito com ironia e humor mordazes, provocativo e desafiador. Segundo Nietsche, “Notas do Subsolo”é um verdadeiro golpe de mestre da psicologia.

Humildes agradecimentos ao mestre Depizzol pelo precioso mimo.

Olimpíadas

As Olimpíadas de Londres vão seguindo e o Brasil segue cumprindo o seu papel de pequeno entre as nações esportivas. Em que pese a chatice de determinadas provas (esgrima, tênis de mesa, marcha rebolativa e outras), as Olimpíadas servem hoje para desmentir o Barão de Coubertin que, no princípio, afirmava que “o importante é competir”. As competições se tornaram um grande e fabuloso negócio e o importante é o lucro. É só ver o futebol, onde as seleções levam jogadores já profissionalizados, o que, por si só, contraria o espírito olímpico.

Ou será que para Mano Menezes, Neymar, Oscar e outros miliardários do futebol o importante competir? Me engana que eu gosto.

Porto Seguro

Um marqueteiro de uma campanha política de Porto seguro, em conversa com esse escriba, se disse banzado com a força econômica que veio para as ruas a campanha da deputada Cláudia Oliveira. Afirmou, atônito, que não esperava tal violência econômica. Afirma ele que a coligação que representa vai entrar na justiça por abuso de poder econômico, já que a campanha de Cláudia sinaliza que outras coisas possam estar acontecendo além do que prevê a lei. Uma observação: será que alguém, em algum momento, duvidou do que Cláudia ia colocar em jogo algo menos do que colocou?

Se isso aconteceu foi por mera ingenuidade.

As obras do aeroporto

Políticos dessa cidade, agora que estão chegando as eleições, gritam e urram que as obras do aeroporto vêm aí. Cotadas para começar em 26 de julho desse ano, com isso sendo trombeteado na imprensa em alto e bom som, o que se vê no local é a mesma paradeira e as obras afantasmadas. Esclareça-se: essas obras foram tão prometidas que qualquer coisa que começar agora já começa atrasado e passa a cheirar oportunismo eleitoral.

Que é o que mais prolifera agora.

Não dá para entender

O Dr. Armando Leal do Norte, grande figura, exemplo de ser humano, pecuarista e cientista considerado em todo o mundo, saiu como candidato a vice na chapa do PT de Medeiros Neto. Armando, com o cabedal de sabedoria e cultura que tem, não pode ser vice de nada ou de ninguém, seja lá de quem for.

Grande pessoa.

Mensalão

Dia 2 de agosto, começou o julgamento do Mensalão, tido como o maior escândalo do governo Lula. A confusão começou com as denúncias do então deputado Roberto Jefferson, acusando o governo de pagar propinas a parlamentares para a aprovação de projetos de interesse do mesmo governo. O procurador Antônio Francisco pesou a mão nas acusações, o STF está pressionado por todos os lados e o julgamento agora foi uma manobras para prejudicar o PT nas eleições, já que as elites não perdoam a vitória de Lula em 2003. A população espera que se faça justiça: quem tiver que ser punido que o seja com todo rigor e quem tiver que ser inocentado que o seja com toda a lisura.

Seria pedir demais?

A Globo e o mensalão

O que se espera das televisões e jornais é uma cobertura isenta e verdadeira do Mensalão. Da Globo, pela campanha que vem fazendo contra os réus, não é preciso se esperar isso. Vazou um memorando da direção de jornalismo da Vênus Platinada que é bem claro: como a Globo não está transmitindo as Olimpíadas, dependendo das imagens da Record, vai investir na transmissão do mensalão para recuperar IBOPE.

Como esperar isenção?

Autofagia e canibalismo

Como se pode notar, a prática de defesa que será usada pelos advogados dos réus do mensalão será a de acusar para sair ileso. O pessoal de Valério acusará o de Delúbio, o de Dirceu acusará o de Jefferson, o de Jefferson tentará trazer o nome de Lula para a ribalta: será uma canibalização geral. Quem vai gostar muito disso serão os acusadores.

Que se canibalizem e, se forem culpados, que se entredevorem todos nas celas para onde forem mandados. Amém.

Do fim, pegando no túnel

“Certa vez tomei a atitude política mais firme da minha vida: passei 24 horas sem comer uvas.” (Woody Allen)

“Uma seita ou um partido político é apenas um eufemismo elegante para poupar o homem do vexame de pensar.” (Ralph Waldo Emerson)

“A política é quase tão excitante quanto a guerra e tão perigosa quanto ela. A diferença é que, na guerra, você só morre uma vez.” (Churchill)

“Como nenhum político acredita no que diz, deve se sentir surpreso ao ver que os outros acreditam nele.” (De Gaulle).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui