Mutirão leva médicos e terapia indígena à Aldeia Velha

Mutirão leva médicos e terapia indígena à Aldeia Velha
Foto: Rodrigo Hadja
O 3º Mutirão da Cidadania Indígena esteve em mais uma comunidade. Dessa vez foi a Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda, onde moram duzentas famílias a contemplada, no dia 8 de abril.

Durante todo o dia, os indígenas receberam atendimento de saúde nas mais diversas áreas, por meio de médico de ginecologista, pediatra, fisioterapeuta, psicólogo, clínico geral. Além disso, também foi oferecido atendimento de pré-natal e preventivo, bem como, exames de glicose, aferição de pressão arterial, orientações sobre sexualidade e DSTs.

“Estou muito satisfeita com a presença dos médicos e com os remédios, a iniciativa facilita nosso acesso ao atendimento de saúde, traz orientações para a gente se prevenir, o que é muito importante para quem não sai muito da aldeia, como eu”, declara a pajé, Jassanã, de 69 anos de idade.

O sorriso dos indígenas também foi lembrado. Dentistas fizeram limpeza, extração, aplicação de flúor, além de passar orientações sobre higiene bucal. Outro serviço que beneficiou a comunidade foi o cadastro do Cartão SUS e a farmácia, que distribuiu medicamento indicados pelos médicos presentes.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social foi parceira. Sua equipe realizou o trabalho de cadastro e recadastramento do Programa Bolsa Família, para garantir que as famílias continuem em dia com o programa, recebendo os benefícios.Outros parceiros compareceram, como representante do Banco do Brasil, a fim de colher dados de quem ainda não tem o CPF.

O que mais divertiu a comunidade foram as terapias indígenas, oferecidas pelos irmãos das demais aldeias da região. Entre as modalidades estão a terapia comunitária, terapia de resgate da auto estima e massoterapia. Todos esses serviços tem raízes indígenas e, atualmente, são ensinados por meio de cursos, a fim de perpetuar a tradição e os conhecimentos.

Estiveram presentes ao evento a secretária de Saúde, Kátia Nunes; o secretário de Administração, Lauro Setúbal, e gerente de Assuntos Indígenas, Luzia Pataxó.

Fonte: Verônica Menezes Porto/Imprensa Oficial de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui