Mutirão dobra a média de legalizações no extremo sul

Mutirão dobra a média de legalizações no extremo sul
Foto: divulgação
Com uma média de 47 novos cadastros de empreendedores individuais por dia, a coordenação da Regional 9 do Sebrae BA (que abrange os 21 municípios do extremo sul) viu o número de legalizações mais do que dobrar desde o dia 4, quando começou o Mutirão de Legalização. A ação acontece simultaneamente em 130 municípios baianos e em Salvador até o dia 30 de novembro, com o objetivo de cadastrar no Estado 30 mil novos empreendedores individuais. Antes da ação, a média era de 19 cadastros diários.

A gestora do Ponto de Atendimento Empresarial de Teixeira de Freitas, Francielly Lima, explicou que o sucesso do mutirão na regional se deve a três fatores: o trabalho de equipe, as parcerias e a divulgação em massa. Foram montadas equipes para trabalhar em cada localidade. “Temos que ressaltar também, porque é muito importante, o envolvimento de cada pessoa que trabalha para o Sebrae nesse projeto. Do estagiário ao analista, gestores, coordenador e até o pessoal da limpeza, todo mundo está comprometido com o mutirão”, destacou Francielly.

As parcerias também têm ajudado a aumentar o número de legalizações na região. Além das prefeituras, câmaras municipais e entidades de classe, outros parceiros têm aparecido dispostos a ajudar. Um exemplo é o Banco do Brasil. Em Arraial d’Ajuda, localidade de Porto Seguro, o banco cedeu o espaço da agência para que o Sebrae montasse o quartel general do mutirão no distrito.

A divulgação tem sido uma grande aliada. Emissoras de TV, rádios e sites têm dado grande apoio ao mutirão, divulgando as ações e chamando os trabalhadores informais a se legalizarem. Porém, um levantamento feito pela regional sobre os meios de divulgação revelou uma surpresa: o meio mais eficaz não está na grande mídia, mas no bom e velho carro de som.

Outra prova de que o mutirão é um sucesso é que, desde a semana passada, 100% das legalizações estão sendo feitas pelo Sebrae, nos três PAs da regional . “O Portal do Empreendedor é aberto, qualquer um pode fazer o cadastro. Mas os trabalhadores têm vindo até nós, têm nos procurado”, destacou o coordenador regional, Jorge Cunha. “Isso é resultado não só do mutirão, mas do trabalho constante que está sendo realizado desde fevereiro”, acrescentou.

Lei Geral

As equipes que estão trabalhando em prol das legalizações nas localidades do extremo sul estão aproveitando a ocasião para sensibilizar os gestores municipais sobre a importância de sancionar a Lei Geral em seus municípios. A cada visita, reuniões com prefeitos e presidentes de câmaras são marcadas para debater o assunto.

Hoje (18) à noite, por exemplo, está marcada uma reunião dessa natureza na Câmara Municipal de Ibirapuã. Amanhã o gestor de Projetos de Turismo, Enivaldo Piloto, aproveita um workshop com representantes dos municípios da Costa das Baleias para explicar os benefícios da lei. Também amanhã deverá ser aprovado o projeto da Lei Geral na Câmara de Santa Cruz Cabrália.

Em Porto Seguro, o projeto deve seguir para a Câmara amanhã. Na próxima sexta-feira, uma equipe chefiada por Jorge Cunha tem uma reunião agendada sobre o assunto com os gestores de Guaratinga. E na semana que vem, no dia 26, a Câmara de Teixeira de Freitas vota o projeto.

Fonte: Débora Vicentini/ Ascom do Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui