Mutirão de Saúde Indígena atende comunidade da Ponta Grande em Porto Seguro

Mutirão de Saúde Indígena atende comunidade da Ponta Grande em Porto Seguro
Mutirão de Saúde Indígena atende comunidade da Ponta Grande em Porto Seguro. Foto: Ascom

As aldeias indígenas do território da Ponta Grande serão as próximas beneficiadas pelo Mutirão de Saúde Indígena, que está sendo realizado pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde e o apoio de voluntários. Através da ação, de 11 a 13 de julho, os indígenas receberão a visita de especialistas de diversas áreas, com atendimento médico, odontológico e psicológico, além de exames, testes e diversos procedimentos na área de saúde.

De acordo com a diretora de Saúde Indígena da Secretaria de Saúde, Soraia Perelo, a meta é atender cerca de 1.000 indígenas nas cinco comunidades da Ponta Grande. Além dos profissionais, a Prefeitura disponibiliza os insumos e a estrutura física. Segundo Soraia, esse é o terceiro entre os seis mutirões programados pela Prefeitura. Os mutirões anteriores foram realizados nas aldeias de Imbiriba e Guaxuma e os próximos serão em Boca da Mata, no mês de agosto, e Barra Velha, em setembro.

Mutirão de Saúde Indígena atende comunidade da Ponta Grande em Porto Seguro
Foto: Ascom

A abertura contará com apresentação cultural indígena, seguida de triagem dos pacientes e prestação de vários serviços como: atendimento médico com clínico geral e ginecologista, nutricionista, psicólogo, odontólogo e assistente social. Haverá ainda a realização de preventivo e pré-natal; testes de covid, hepatite, HIV e sífilis; coleta para exames laboratoriais; vacinação e outros serviços como confecção e atualização do cartão SUS, Defensoria Pública, saúde mental; teatro e Roda de Conversa com mulheres.

Mutirão de Saúde Indígena atende comunidade da Ponta Grande em Porto Seguro
Foto: Ascom

Para os animais serão oferecidos serviços de Controle de Zoonoses, consultas veterinárias, vacinação anti- rábica; castração de cachorros e gatos machos; distribuição de vermífugos, controle de pulgas e carrapatos, além de orientações sobre o cuidado com os animais domésticos. “Os resultados têm sido muito positivos, já que através desses mutirões estamos conseguindo atender muitas demandas dos povos indígenas, com especialistas em todas as áreas”, afirma Soraia Perelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui