Municípios do Extremo Sul baiano participam da e-Agro com 48 produtores

Municípios do Extremo Sul baiano participam da e-Agro com 48 produtores
Municípios do Extremo Sul baiano participam da e-Agro com 48 produtores. Foto: Divulgação
A caravana com 48 produtores rurais do Extremo Sul da Bahia marcou presença na e-Agro, Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária, na capital baiana, que aconteceu de 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Salvador.

O encontro reuniu grandes nomes do agronegócio, visando ao fomento à inovação e à tecnologia no campo, novos aprendizados e networking. Assim, os municípios de Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Mucuri, Caravelas, Itamaraju, Guaratinga, Eunápolis,

Teixeira de Freitas, Santa Cruz Cabrália, Nanuque, Lajedão e Jucuruçu representaram muito bem a região, com exposição de alguns produtos e troca de experiências.

O evento foi promovido pelo Sistema Faeb/Senar e Sebrae, contou com o patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel, que oportunizou o acesso a palestras e capacitações de forma gratuita. A sua terceira edição aconteceu em 2021, em Teixeira de Freitas e a participação intensa dos produtores da região aguçou ainda mais o envolvimento com o Projeto Leite e Derivados do Sebrae, por exemplo, que cresceu e continua impulsionando o crescimento da produção no Extremo Sul.

A região tem se destacado com a conquista de medalhas em importantes competições em nível estadual, nacional e internacional, com recorde de vencedores a cada concurso. Para mostrar a alta qualidade das produções, um estande do Sebrae com os produtores da região foi montado no Centro de Convenções Salvador e cada produtor teve a chance de apresentar seus produtos, conversar com potenciais clientes e divulgar sua marca. Ainda nos primeiros dias, muitos relatos de sucesso nas vendas dos queijos artesanais e mel foram partilhados pelos produtores.

Para Ismael Trindade, gestor do Projeto Leite e Derivados do Sebrae em Teixeira de Freitas, essa oportunidade de levar o campo para a cidade é valiosa. “Por isso o Sebrae apoia a missão, que conta também com a Associação de Mulheres no Agronegócio. Levamos nosso Projeto de Desenvolvimento de Queijarias Artesanais, inclusive os recentes medalhistas no ENEL de Campina Grande, e apresentamos as riquezas do Extremo Sul”, explicou.

Ainda de acordo com o gestor, momentos como esse despertam muitas expectativas. “Esperamos que os produtores cada vez mais acessem o mercado interessante para eles, que busquem acesso à tecnologia. Essas oportunidades de criar competitividade e bons negócios aos produtores, gerando grandes transformações para a região, são únicas. Em breve teremos novos frutos, a partir deste evento”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui