Costa das Baleias será beneficiada com Plano de Desenvolvimento Sustentável

Costa das Baleias será beneficiada com Plano de Desenvolvimento Sustentável
Oficina de Caravelas
Com o objetivo de proporcionar o crescimento econômico dos municípios da Costa das Baleias, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), através do Instituto Futura, está promovendo na região o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias. A ação tem o apoio da Coordenação do Sebrae no Extremo Sul, que está enviando um representante às oficinas realizadas em todos os municípios e distritos da região.

Esta é uma etapa importante da aplicação do plano, já que o projeto está sendo construído de forma participativa, ou seja, são ouvidas as lideranças políticas, econômicas e civis através de debates entre os participantes para a formulação das propostas. Em Itamaraju e Jucuruçu, por exemplo – cujas oficinas foram realizadas ontem (24) e hoje (25), respectivamente – os representantes da sociedade viram uma oportunidade para apontar as demandas e soluções para os problemas nos dois municípios.

Uma reivindicação comum às duas cidades é a pavimentação da BA-284, principal via de ligação entre Itamaraju e Jucuruçu. Já em Caravelas, que teve sua oficina realizada no dia 16, o principal assunto foram os meios de sustento da economia local durante a baixa temporada do turismo, principal fonte de renda do município.

A coordenadora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Andreia Bragagnolo, afirmou que a etapa das oficinas é muito importante, porque é quando os desenvolvedores interagem com as comunidades. “Nós vamos aos municípios para escutar as comunidades, buscar saber quais são os problemas e também as sugestões de soluções. Ninguém conhece a comunidade melhor que aquele que vive nela, por isso essa fase é muito importante”, destaca.

Intrinsecamente ligado a outros projetos, como o Pensar Bahia 2023, Zoneamento Econômico Ecológico do Estado (ZEE) e demais planos territoriais, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias pretende proporcionar aos municípios da região o crescimento dos pequenos empreendimentos, a geração de emprego e distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida dos residentes, equilíbrio social de gênero, étnico e racial, equilíbrio sócio-territorial e fortalecimento das identidades culturais.

“O Extremo Sul mais uma vez sai na frente com esta iniciativa de trazer para nossa região esse processo de pensar o desenvolvimento dos municípios, que permitirá que as prefeituras, o Estado e as entidades empresariais possam desenvolver ações e projetos para um desenvolvimento mais sustentável. O Sebrae, como a principal entidade de fomento ao empreendedorismo, está participando de todo esse processo”, argumenta o coordenador do Sebrae no Extremo Sul, Jorge cunha.

De acordo com o consultor do Futura Aminthas Loureiro Júnior, especialista em Políticas Públicas e mestre em Economia, o plano começou a ser elaborado em meados do ano passado e deve ser concluído até abril. “Ele vai apontar quais serão os investimentos feitos nos municípios da Costa das Baleias pelo governo do Estado”, afirma o consultor, acrescentando que as informações serão inseridas no PPA – Plano Plurianual, que deve reger as ações do governo nos próximos quatro anos. O PPA 2012-2015 deve ser entregue à Assembléia Legislativa do Estado até 31 de agosto.

O coordenador de Articulação Social da SERIN, Marivaldo Dias, informou que a idéia do plano é garantir investimentos públicos e privados para a região até 2023, independente de quem esteja no comando do Estado até lá. “Estamos realizando um plano detalhado de desenvolvimento regional, e quem está dizendo quais sãos as carências de cada cidade e da região como um todo e apontando as soluções é a própria comunidade. Isso realmente é muito interessante”, enfatiza.

O evento já aconteceu em Alcobaça (14/02), Prado (15/02), Caravelas (16/02), Nova Viçosa e Mucuri (17/02), Itabatã (18/02), Posto da Mata (21/02), Teixeira de Freitas (22/02), Medeiros Neto (23/02), Itamaraju (24/02) e Jucuruçu (25/02). Na próxima semana, as oficinas acontecem em Vereda (28/02), Itanhém (01/03), Ibirapuã (02/03) e Lajedão (03/03), fechando o ciclo de debates.

As informações sobre as pesquisas realizadas em cada cidade podem ser acessadas no site www.futuranet.ws/costabaleia. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias será lançado no dia 27 de abril, na cidade de Teixeira de Freitas.

Entenda o Plano

– O objetivo principal do plano é reunir as entidades públicas, privadas e a sociedade no diagnóstico de seus problemas, na discussão de interesses e no melhor aproveitamento das potencialidades da região, através da elaboração, construção e execução participativa de um projeto comum e coletivo, onde todos tenham participação ativa para o desenvolvimento sustentável da região, apoiado por ações que irão ser desenvolvidas até o ano de 2023.

– O plano tem como objetivos específicos: diagnosticar a realidade econômica e social atual da região e dos municípios; construir um projeto de futuro para a região da Costa da Baleia e seus respectivos municípios; definir diretrizes e estabelecer prioridades para atuação articulada entre o setor público, o setor privado e as organizações da sociedade civil; criar e implantar um modelo de governança e gestão participativa do Plano de Desenvolvimento.

Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui