Presos que cumprem o regime semiaberto no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas prestam serviços voluntários às entidades assistenciais e Secretarias Municipais. A ação, realizada desde 2017, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, em Parceria com o Conjunto Penal, que habilita o reeducando para o mercado de trabalho, para a reinserção à sociedade e valoriza o serviço de conservação, manutenção e pequenos reparos nas repartições públicas municipais.
Além de colaborar com a comunidade, os 23 internos que prestam estes serviços conseguem remição da pena em um dia a cada três dias trabalhados. A prestação dos serviços depende da necessidade de cada secretaria. Atualmente, as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Administração, Gabinete , Meio Ambiente, Habitação e Esporte recebem os serviços do presos.
Para o secretário de Administração de Teixeira de Freitas, Bezaleel Rendeiro, este projeto é muito importante, pois, além de atuar na reinserção destes presos, contribui com o trabalho da Prefeitura. “Ressalto que o bom desenvolvimento deste projeto é fruto do comprometimento e profissionalismo do Major Osíris, diretor do conjunto Penal de Teixeira de Freitas e de toda a equipe envolvida. A nossa preocupação é com o destino de cada interno e não medimos esforços para viabilizar a reinserção social das pessoas”, disse o secretário.