Imagens feitas com um celular, na madrugada deste domingo (09), mostram um parto sendo realizado com ajuda de familiares, outros pacientes e de seguranças do Hospital Regional de Eunápolis. Após o susto, bebê e a mãe já estão em casa e passam bem.
Mas, a direção do hospital abriu uma sindicância para apurar o caso. Em nota, o diretor da unidade, Jairo Coelho, informou que afastou a equipe médica e de enfermagem de plantão, apontando o fato como “erro grave e intolerável”.
O diretor disse ainda que, nesta segunda-feira (10) vai acionar o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Ministério Público para que façam parte do inquérito administrativo. “Divulgaremos à sociedade as medidas e punições legais que serão adotadas neste caso”, pontua a nota.
O caso
Após a paciente ser conduzida pela recepção ao pré-parto, a enfermeira responsável pelo setor não realizou o acolhimento, alegando a falta de médico, mas não acionou o sobreaviso de obstetrícia e nem acionou os plantonistas da casa, colocando a paciente de volta à recepção, onde, ainda, teria discutido com familiares da paciente e com funcionários da segurança e da recepção.
Neste ínterim, a paciente entrou em trabalho de parto e deu à luz na recepção.
Ao saber do fato, os médicos plantonistas foram até a recepção, junto com a mesma enfermeira para dar suporte ao parto, mas a família não aceitou a ajuda da enfermeira e outra equipe de enfermagem foi acionada.
Confira nota