As atividades da Semana do Meio Ambiente em Caravelas vão acontecer até o dia 03 de junho. O plantio de mudas de árvores nativas, com a participação de alunos de escolas da rede municipal de ensino marca o início e o término das atividades de educação ambiental no município.
Na terça-feira (31), foram plantadas mudas de árvores com a participação de alunos da Escola Francisco Henrique dos Santos, em Rancho Alegre. Na sexta-feira (03), as mudas serão plantadas com os alunos da Escola Rui Barbosa, em Barcelona, e da Escola Domingos Carlos Rocha, em Ferraznópolis.
Na quarta-feira (1º de junho), logo de manhã, será iniciada a produção de uma horta na Escola Municipal Ede Santos, em Ponta de Areia, e à tarde, tem a exibição de filmes na Praça de Eventos de Caravelas, em mais uma ação do Projeto Cinema na Praça.
COLETA SELETIVA – Na quinta-feira (02), o auge das atividades é a recepção na Usina de Triagem, Compostagem e Seleção de Lixo Reciclável, localizada nas proximidades do antigo ponto de apoio da Júlio Simões, que fica às margens da BA-997 (conhecida como estrada para a Barra).
O empreendimento também produz mudas de espécies nativas e de vassouras pet, numa iniciativa mantida pela Prefeitura de Caravelas, em parceria com a Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores, Extrativistas e Catadores de Ponta de Areia (AMMPECPA).
O evento neste local está atraindo atenção de profissionais de vários segmentos. Já confirmaram presença ambientalistas, consultorias ambientais, secretários de meio ambiente, empresas de vários setores, professores e alunos de escolas e universidades públicas e particulares.
Tantos olhares voltados para Caravelas se deve ao fato de, desde 04 de agosto de 2020, ser o único município da região extremo sul do estado da Bahia a manter – em funcionamento – a coleta seletiva de lixo, um feito muito comemorado pelos caravelenses, em parte pela diminuição do despejo de material poluente no meio ambiente, por outra, pelo orgulho, trabalho e consciência ambiental de toda a população.