Mudanças

“Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.” (1 Pedro 2.1)

A falta de ética é algo relativamente fácil de perceber… nos outros. Em nós, é outra coisa! Como um pequeno pedaço de alface preso ao dente, que todos podem ver (mas só os amigos nos avisam), a falta de ética pode estar exposta ao olhar das pessoas e, ao mesmo tempo, ignorada por nós. Infelizmente isso às vezes acontece em nossa jornada cristã. A ética cristã tem a vocação de ser superior à ética social. Afinal, ela é inspirada em Cristo. É parte do Evangelho o dever de tomar decisões que nos aprimorem eticamente. É disso que Pedro está falando. Afinal a santidade é ética. Não poderíamos considerar a primeira sem a segunda. Imagine uma pessoa afirmando que busca a santificação ao mesmo tempo em que recusa-se a considerar suas falhas de caráter! Não faria o menor sentido. Por isso o apóstolo dá orientações e nos responsabiliza.

Maldade é o que nos faz agir de forma desumana, cruel, perversa. O engano é agir com intenções secretas, com farsas; é burlar. Hipocrisia é falsidade e dissimulação. É intencionalmente, numa relação com o outro, mostrar algo que não é verdadeiro e encobrir o que é verdadeiro. Inveja é o desejo doentio pelo que é do outro de modo que o sucesso ou a felicidade do outro nos faça sofrer. A maledicência é a prática de falar mal. É a atitude de difamar ou denegrir o outro. A inveja normalmente traz consigo a maledicência. Pedro pede que tenhamos atenção e nos livremos de tudo isso. A expressão usada por ele é equivalente a despir-se, tirar uma roupa. Ele não nos orienta a orar para que Deus nos liberte, mas responsabiliza-nos. Devemos fazer algo por nós mesmos. O Evangelho envolve o que Deus e somente Ele pode fazer por nós, mas também o que cabe a nós fazermos. Santidade é tanto uma dádiva quanto uma conquista.

Quando somos levados para o Reino de Deus e o Espírito Santo no envolve com Seu cuidado e direção, somos capacitados para mudar algumas coisas em nós. Afinal, deixamos de ser escravos e somos livres em Cristo. Logo, podemos dizer “não” e escolher novos caminhos. Pedro nos pede para fazermos isso. Por causa de tudo que Cristo fez por nós, devemos assumir nossas responsabilidades e mudar nossas atitudes e procedimentos. Não se trata de fazer isso como forma de alcançar a Deus, mas porque fomos alcançados por Ele. Não é para que conquistemos o Reino. O Reino já nos foi dado por Cristo. Já chegou e com ele uma nova proposta de vida. Se maldade, engano, hipocrisia, inveja e maledicência estão presentes em nossa vida, devemos buscar mudanças. Uma vida nova é também uma escolha que nos cabe. É nossa responsabilidade.

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui