“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4.31-32)
Quando foi a última vez que você fez uma faxina em seus armários! Sempre que fazemos nos surpreendemos com coisas que achamos e nem sabíamos que estavam lá. Costumamos encontrar também coisas que se deterioraram com o tempo, algumas que se tornaram alimento de traças e outros insetos como as baratas (elas deixam um cheio horrível). O que fazemos com essas coisas? Nos livramos delas! E o fazemos com pressa e repulsa, pois tornaram-se desprezíveis e indesejáveis, embora nós mesmos tenhamos guardado. Não conseguimos apenas fechar a porta do armário e deixar para nos ocupar com aquilo em outro dia! Pelo menos não deveríamos!
É essa a atitude que Paulo está nos pedindo para ter com alguns tipos de sentimentos e atitudes que, com o tempo, podem passar a nos habitar. E assim como limpamos o armário e colocamos nele outras coisas, aquelas que valorizamos e desejamos guardar conosco, ele também pede que substituamos os sentimentos e atitudes más por boas. Ele nos aponta o que deve sair: amargura, indignação (no sentido de rejeição a alguém), ira, gritaria e calúnia (falsa acusação que fere a reputação) e, diz o apóstolo, todo ato de maldade. Talvez você tenha pensado sobre a questão de uma acusação verdadeira. Essas nós poderíamos espalhar? Se espalhar atender ao que ensina o restante do verso, sim.
Paulo continua e nos diz o que devemos sentir e fazer: ser bondosos, compassivos (procurar compreender e sentir a dor do outro), perdoadores, agir como pessoas que tomaram a decisão de tratar os outros como somos tratados por Deus em Cristo. A fé em Deus se torna visível em nós a partir da índole que manifestamos. Diz o dicionário que índole é a reunião de características e particularidades do indivíduo que estão presentes desde o seu nascimento. No caso do cristão, ele é desafiado a uma nova índole, como fruto de seu novo nascimento! Que sua índole hoje revele sua nova vida em Cristo! Não se esqueça da faxina!