Mudança completa

Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se e o seguiu. (Marcos 2.14)

Uma única palavra: siga-me; e uma atitude firme: seguiu. Isso deu início a uma completa mudança na vida de Levi (hebraico), ou Mateus (grego). Pelos próximos três anos e meio ele andaria com Jesus, comeria com Jesus, o ouviria e veria muitas coisas. Ele participaria de um momento que lhe pareceria destruir tudo em que havia acreditado, para logo em seguida, três dias depois, descobrir que não havia sido uma ilusão. E, muito mais que isso, descobrir que, exatamente por causa da tragédia, agora poderia verdadeiramente crer e conhecer Jesus. A vida e experiência de Levi é uma metáfora da vida e experiência de cada cristão.

A vida cristã nasce da obediência de fé. Crer em Jesus, crer em Sua divindade, submeter-se a Ele como Senhor e Mestre, tudo isso como um ato de fé. E então, seguir vida a fora aprendendo a seguir e crer em Cristo. Assim como Levi, caminhamos pela fé com muita fragilidade. Confundindo as coisas e entendendo mal os sinais de Deus para nós. Mas ser um cristão não é entender tudo e ter todas as certezas, é seguir a Cristo. É aprender a experimentar diariamente a presença de Deus. É aprender a orar como uma experiência de relacionamento com o Senhor. Nossa segurança está em Cristo, que prometeu jamais se afastar de nós, e não em nós mesmos.

A vida de um seguidor de Cristo, de um cristão, envolverá sempre muitos dilemas. Nossos desejos e objetivos de vida podem conflitar com os de Cristo para nós. Algumas vezes isso será muito claro e outras, nem tanto. Mas o segredo é seguir o Mestre. E para isso precisamos “andar com Ele”. Por isso o cristianismo não é uma religião, mas viver diariamente pela fé, crendo na presença de Deus por perto e relacionando-se com Ele, entregando-se, arrependendo-se, pedindo ajuda e confiando. O “siga-me” de Jesus já foi dito. A Levi e a cada um de nós. Levantar-se e segui-lo é tarefa nossa. No dia de hoje, o que significa para você fazer isso? Creia. Levante-se. Siga o Mestre. Uma dia terá experimentado uma mudança completa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui