Mucuri transfere mais dois pacientes, sendo um grave, infectados pela covid-19

Mucuri transfere mais dois pacientes, sendo um grave, infectados pela covid-19. Foto: Ascom

Após transferir uma paciente de 65 anos via UTI aérea para Salvador no último dia 20 de março, nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e articulação junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), conseguiu a remoção de mais duas pessoas, sendo delas entubada, para o Hospital de Campanha de Eunápolis.

O primeiro paciente a ser transferido foi um senhor de 84 anos, hipertenso e com histórico longo de tabagismo. Ele foi internado no Hospital São José de Itabatã (HSJ), quando relatara que havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 há cerca de 15 dias, mas mesmo assim apresentou quadro característico do novo coronavírus.

No relatório médico enviado à regulação estadual com a solicitação de vaga para transferência, a equipe do HSJ informa que o paciente evoluiu para mal estar geral, cansaço aos pequenos esforços, dissaturação, com início de quatro de prostração, hiporexia e tosse seca. Ele foi transferido entubado numa UTI Móvel da VitalMed, cedida pelo Governo do Estado.

Já a segunda paciente a ser transferida também nesta segunda-feira (29) do Hospital São José (HSJ), trata-se de uma senhora de 52 anos, que havia dado entrada na unidade de saúde há seis dias com sintomas da Covid-19, inclusive febre alta e dispneia (desconforto) aos pequenos esforços.

A paciente, que saiu consciente, foi transferida numa ambulância do próprio município de Mucuri, com quadro estável hemodinamicamente, respiração espontânea, mas com suporte de oxigênio. Informações obtidas pela reportagem da manhã desta terça-feira (30), apontam que os dois pacientes, ambos moradores de Mucuri, já estão internados no Hospital de Campanha de Eunápolis.

“Não tem sido fácil encontrar vagas de UTIs nas redes pública e privada e saúde para pacientes de Covid-19. No caso de Mucuri, graças a interlocução que nosso prefeito Robertinho mantém com o governo estadual, temos conseguindo estas conquistas. Também preciso ressaltar o grande esforço da nossa equipe e do Hospital São José”, informa o secretario municipal de Saúde, Fernando Jardim.

Falando das duas novas transferências o prefeito Roberto Figueiredo Costa ‘Robertinho’ (DEM), fez questão de fazer uma reflexão sobre a situação atual da pandemia. “Estamos passando por um momento, que jamais imaginamos passar. É preciso chamar atenção de todos, pois precisamos de um esforço geral, pra sairmos desta situação. Sobre as internações e transferências, continuamos num esforço geral, pois precisamos salvar vidas”, pontuou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui