O município de Mucuri está encerrando o ano letivo de 2022 comemorando o crescimento de 95% das suas escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. A Escola Municipal de 1º Grau Aristides Rocha, no distrito de Taquarinha obteve 6.6 no IDEB divulgado em 2022, conquistando a 3ª maior pontuação entre as escolas públicas da Bahia com uma nota maior até mesmo do que a do próprio Estado.
O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, destaca que o Ideb, índice que mede a qualidade da educação brasileira, avaliou os municípios em 2021 numa época de crise pandêmica, mas o secretário reconhece que mesmo na pandemia o município de Mucuri trabalhou duro para que os estudantes não sofressem o impacto da crise e promoveu investimentos pontuais, especialmente em tecnologias e inovações. “Não significa que não houve perdas na aprendizagem na pandemia ou que as desigualdades regionais não se acentuaram no período”, lembra. O secretário Dalmo Costa explica que em 2022, o governo municipal adotou novas estratégias que se pretendeu levar uma educação de qualidade, reparando as perdas de aprendizagem decorrentes da pandemia.
Além de conquistar o título de cidade com a melhor educação do extremo sul da Bahia ao lado de Caravelas e Itamaraju, de acordo com o desempenho dos alunos das escolas municipais em 2021, Mucuri tem a escola com o 3º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia. A Escola Municipal de 1º Grau Aristides Rocha, localizada no distrito de Taquarinha, não só conquistou nota acima da média entre as unidades de ensino do município de Mucuri, como foi disparada a escola primeiríssima colocada no município e a escola com o 3º melhor resultado em comparação às unidades públicas de todos os 417 municípios baianos.
A diretora das duas referidas escolas de Taquarinha, a pedagoga Rogéria Santos de Novaes, professora especialista e mestre em ciências da educação, disse que o primeiro ano letivo da atual gestão foi de bons resultados. “O primeiro ano escolar do governo do prefeito Robertinho foi de excelentes resultados para a comunidade estudantil em razão de uma série de fatores de valorização profissional e inovação educacional que foram idealizados, apesar da crise pandêmica e, em 2022, os investimentos foram maiores ainda na área da educação e, a prova são os resultados que serão colhidos dentre em breve nas novas avaliações de 2023”, ressaltou a diretora Rogéria Novaes.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa ao confraternizar com os profissionais da educação o fim do ano letivo de 2022, disse que o feito é histórico e deve-se festejar. “Devemos comemorar com orgulho este feito histórico e parabenizar a comunidade escolar, especialmente os alunos, professores, coordenadores e diretores, pois as notas do último IDEB posiciona muito bem as escolas públicas de Mucuri, ultrapassando unidades de ensino tradicionalmente campeãs em anos anteriores em outros municípios da Bahia”.
E o prefeito acrescentou: “As nossas escolas municipais nesses dois primeiros anos do nosso governo vem construindo um histórico de bons resultados, mas é graça a equipe escolar que sempre buscou fazer ainda mais pelos alunos. Tanto que já no primeiro ano da nossa gestão, nossas escolas públicas dispararam no ranking de notas do IDEB e é com muita satisfação e alegria que compartilhamos com todos os mucurienses o nosso resultado no IDEB, cuja nota deixou a Escola Municipal Aristides Rocha em primeiro lugar no município e em terceira posição no Estado. De janeiro de 2021, quando assumimos a gestão, de lá para cá só crescemos. Agradeço imensamente a toda a nossa equipe da educação”, festejou o prefeito Robertinho.
Os novos dados, coletados em 2021, cruza duas informações básicas: taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino); notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.