Mucuri sanciona lei que institui incentivo financeiro ao Previne Brasil

Mucuri sanciona lei que institui incentivo financeiro ao Previne Brasil
Mucuri sanciona lei que institui incentivo financeiro ao Previne Brasil. Foto: Ascom

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho”, sancionou na sexta-feira, 1º de maio, a Lei Ordinária nº 823/2022, que institui no âmbito do município de Mucuri, o Incentivo Financeiro por Desempenho, criado pelo Programa Nacional “Previne Brasil” através das Portarias 2.979 de 12 de novembro de 2019 e 3.222 de 10 de dezembro de 2019. Com a criação da Lei Ordinária 823/2022, fica estabelecido o incentivo financeiro variável por desempenho aos servidores da Atenção Primária à Saúde (APS), em conformidade com o Programa Previne Brasil, do Governo Federal.

O prefeito Robertinho havia encaminhado o Projeto de Lei nº 010/2022, ao Poder Legislativo, no último dia 28 de janeiro de 2022. E na terça-feira do último dia 29 de março, o plenário da Câmara Municipal sob a presidência do vereador Jocélio Oliveira Brito “Célio Pebas” (PROS), aprovou o Projeto de Lei. A mesa diretora da Câmara Municipal devolveu o PL devidamente aprovado, nesta sexta-feira (1º/04) e, no mesmo dia, o prefeito Robertinho sancionou a Lei Ordinária nº 823/2022.

Com a criação da Lei Ordinária Municipal, fica instituído no município de Mucuri, o incentivo financeiro variável por desempenho aos servidores da APS – Atenção Primária à Saúde, em conformidade com o Programa Previne Brasil, do Governo Federal (antigo PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

O incentivo financeiro variável, objetiva estimular a participação dos profissionais no aprimoramento contínuo e progressivo dos padrões e indicadores de acesso e qualidade que envolva a gestão, os processos de trabalho e os resultados alcançados. O “Previne Brasil” (antigo PMAQ) beneficia diretamente os agentes comunitários de saúde, os agentes de combate às endemias e os servidores da atenção básica em geral, com atuação nas unidades de ESF – Estratégia Saúde da Família. O programa incentiva financeiramente o bom desempenho dos profissionais, estimulando-os na busca de melhores resultados para a qualidade de vida da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui