Viajar entre as palavras, conhecer novas histórias, ampliar repertórios, auxílio ao desenvolvimento humano e à sensibilidade para com o outro, muita diversão e engajamento social. Além das simples linhas dos livros, o Projeto de Leitura “Nossa Biblioteca”, desenvolvido através do trabalho intersetorial das secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, busca construir linhas educativas e culturais entre os estudantes do distrito de Itabatã.
O Projeto visa identificar, em determinado espaço geográfico, onde há maior concentração de crianças e domicílios em situações de privações relacionadas ao padrão de vida, a saúde, educação e trabalho, aplicando o incentivo à leitura e seus inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano.
Diante da importância desse Projeto, com a união das equipes destas secretarias, a Casa do Futuro recebe todas as sextas-feiras, o encontro com a roda de leitura.
Para participar gratuitamente do Projeto de Leitura “Nossa Biblioteca”, o jovem e adolescente precisa estar inserido no mapa de território do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Inicialmente, o Projeto está sendo trabalhado com as Escolas Municipais de 1º e 2º Grau, Frei Ronaldo e Edivaldo Costa Machado, pela proximidade com o CRAS e a Casa do Futuro.
“Esta aproximação entre Assistência Social, Educação e Saúde é benéfica para todos. Estamos otimizando nosso trabalho quando buscamos no território educativo nos aproximar da comunidade que devemos conhecer e assistir”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Nodje Valter Neiva Diamantino.
Os alunos regularmente matriculados na Escola Municipal Frei Ronaldo e Edivaldo Costa Machado, em Itabatã, podem procurar o corpo docente para maiores informações, bem como a sede da Casa do Futuro ou equipe do CRAS.
A Casa do Futuro
A Casa do Futuro tem por finalidade promover a autonomia das famílias inscritas no CadÚnico. A Casa do Futuro abraça o Projeto de Leitura por acreditar que, desde a infância os cidadãos são inseridos ou segregados pelas condições do meio em que vivem.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho”, tem proporcionado momentos lúdicos, como a literatura infantojuvenil, por exemplo, e disponibilizado os livros para os novos leitores, auxiliando em sua formação acadêmica e, consequentemente, facilitando sua inserção ao mundo de trabalho.