Com ampla participação de todos os segmentos da sociedade, foi realizada nos dias 15 e 16, sexta e sábado, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri, no plenário da Câmara Municipal, que ficou superlotado.
A abertura foi na noite de sexta-feira, seguida de palestra sobre o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) e da apresentação do Plano Municipal de Saúde. No sábado, os trabalhos foram reabertos pela manhã, com palestra enfocando a Humanização do SUS – Acesso e Acolhimento.
Após breve intervalo, foram constituídos os grupos de trabalho para a discussão dos assuntos pertinentes à área de Saúde. Os trabalhos se estenderam até o final da tarde.
Atuação da secretária
Na parte dos pronunciamentos, mereceu destaque o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária de Saúde Fidelcina César dos Santos, a Fidel, e toda a sua equipe de trabalho.
O prefeito Paulinho lembrou a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que já foi alvo de várias mobilizações de prefeitos no País inteiro. O projeto define o porcentual que a União deverá aplicar em Saúde, nos moldes já estabelecidos para Estados e municípios, trazendo um aporte de recursos financeiros significativos para o setor. A PEC 29 está parada na Câmara dos Deputados aguardando conclusão do processo de votação. Segundo Paulinho, a Emenda 29 vai significar uma guinada extremamente positiva no setor de Saúde do Município, melhorando ainda mais o atendimento à população.
Sobre as ações de seu governo, Paulinho lembrou que, em 243 anos de história, Mucuri nunca teve prédio próprio para funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF). “Hoje, estamos construindo um no centro de Mucuri e outro em Itabatã. Em agosto, a sede ganhará mais um PSF em prédio próprio do Município, no bairro Jardim Califórnia”,disse o prefeito.
Paulinho agradeceu a presença de todos, com ênfase à decisão do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves de Souza, o Tazinho, pela devolução do dinheiro economizado aos cofres do Município, para investimento em obras de pavimentação, infraestrutura, educação e, é claro, saúde.
Fonte: Mucuri Notícias, com colaboração de Cristiane Oliveira – Jornal Objetivo / Tribuna de Itabatã