A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2022, acontece em território nacional para todas as escolas do país, como a maior competição da América Latina. Em Mucuri, a rede municipal participa da 1ª fase com 11 escolas e 2350 alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, incluindo a Comunidade do Campo com o Núcleo de Ensino Paulo Freire, representado pela Escola Municipal Carolina de Morais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As provas foram aplicadas nesta terça-feira (07) em três turnos (matutino, vespertino e noturno), para alunos que participaram de uma série de atividades em busca de aperfeiçoamento no estudo da matemática.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Sobre a expressiva participação dos estudantes, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), destaca que “A Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, se orgulha de ter seus alunos participando de várias olimpíadas. Em 2021, passamos por uma enorme felicidade com o bom desempenho dos nossos alunos, inclusive as duas alunas medalhistas de bronze na 16ª OBMEP, bem como as menções honrosas, que comprovam o quanto avançamos no processo pedagógico na cidade”, comentou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todos os professores participaram da aplicação e avaliação das provas, reforçando o envolvimento da comunidade escolar neste processo. Com ressalva aos mestres: Solon Souza (UNEB Campus X), coordenador Regional da OBMEP; Benedito Azeitona, coordenador municipal da OBMEP e Andréia Emídia, coordenadora técnica do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria de Educação.
A gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho”, preocupada com a qualidade do ensino e aprendizagem em preparação para esta importante avaliação, disponibilizou para todos os alunos a plataforma Educanet, que é um software de apoio digital com aulas que podem ser acessadas sem a obrigatoriedade de conexão com internet, para que os alunos tenham a opção de acompanhar remotamente os conteúdos preparatórios às provas.
Além disso, a rede municipal de ensino realizou o acompanhamento a esses estudantes com aulas de reforço presenciais semanais nas escolas, preparando para essa primeira fase que classificará 6% dos inscritos para a 2ª etapa nacional que acontecerá em outubro desse ano.