Avanços e desafios do SUS serão discutidos nos dias 16 e 17 deste mês
Uma maior participação da sociedade na definição das ações programadas para o setor é o que se pretende com a realização da 2ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri, confirmada para os dias 16 e 17 deste mês. O evento apresenta o tema “Avanços e desafios do SUS em Mucuri” como foco principal das discussões.
Preocupação do secretário municipal interino de Saúde, Américo Ribeiro Griffo Jr., é que a Conferência tenha ampla participação popular. “O evento é aberto ao público e o objetivo central é realmente abrir a discussão sobre as necessidades da população quando o assunto é saúde. As conferências devem funcionar como espaços democráticos de construção das políticas de saúde, e nós queremos contar com o envolvimento de todos os segmentos organizados da sociedade”, afirmou o secretário.
No auditório da Câmara Municipal, a solenidade de abertura está marcada para as 19 horas da sexta-feira, dia 16, seguida de palestra sobre “O papel da Conferência na gestão do SUS”, a cargo de Josivaldo Gonçalves, agente comunitário de Saúde. No sábado, mais três palestras programadas: às 9 horas, “O papel do Conselho Municipal de Saúde”, por Elizabeth Morais, secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde; às 11 h, “Desburocratização, articulação intersetorial e financiamento na Saúde”, por Débora Dourado Lopes, chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde; e, às 13:30 h, “Humanização da Atenção a Saúde”, por Ricardo Heinzelmann, diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde.
No intervalo entre a primeira e segunda palestras, haverá coffee break às 10:30 h. Depois, pausa para o almoço às 12:30 h.
Ao término da terceira palestra, os participantes se reúnem para desenvolver trabalhos em grupo. Às 17:30 h, haverá eleição dos delegados municipais que representarão Mucuri na Conferência Estadual de Saúde.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri