Mucuri: homem desaparecido do Espírito Santo é encontrado no Acolhimento Provisório

Acolhimento Provisório, em Mucuri – Foto: Divulgação

O jovem Paulo Sérgio Barreto Rodrigues, 29 anos, de Mimoso do Sul, na região Sul do Estado do Espirito Santo, que estava desaparecido desde o último dia 10 de outubro, foi localizado em um Acolhimento Provisório para Pessoas em situação de rua, em Mucuri.

O Acolhimento Provisório é um ponto de apoio às pessoas em situação de rua e/ou transeuntes, ajudando-os a enfrentar com mais dignidade todos os riscos encontrados nesta condição e, principalmente, o do novo coronavírus, que representa um risco ainda maior neste período de pandemia. Neste local, todos os usuários recebem todo acompanhamento técnico da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), bem como das equipes da rede de proteção como saúde (CAPS/UBS/SAMU), entre outras políticas públicas necessárias.

Recebem também orientações de higiene e prevenção ao enfrentamento da covid-19, alimentação, acolhimento provisório até o retorno ao convívio familiar social. A Secretaria de Assistência Social está trabalhando para garantir a proteção social e a segurança afiançadas no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) à essa população, já que a pandemia tende a acentuar à marginalização e exclusão à qual elas já estavam submetidas.

Todos os transeuntes que buscam o apoio no Acolhimento Provisório, preenchem uma ficha de identificação social que facilita a localização de seus familiares. Com essas informações a Secretaria de Assistência Social cruza os dados com informações de outros serviços da rede de outros municípios, inclusive pela internet o que facilita a localização rápida dos familiares, com grande êxito. No caso de Paulo Sérgio Barreto Rodrigues os familiares organizaram uma festa no retorno do jovem.

Durante a pandemia, proteger esse público é um desafio mundial. E Mucuri sai na frente para garantir proteção e direitos aos usuários da Assistência Social.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui