O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um procedimento extrajudicial para investigar alegações de corrupção na comarca de Porto Seguro. As denúncias envolvem juízes, advogados, promotores, empresários e membros do Poder Executivo municipal.
Em nota oficial, o MP-BA anunciou que a investigação começou após a obtenção de informações de um processo em curso na Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
“O MP-BA está tomando todas as medidas formais necessárias e fazendo os encaminhamentos apropriados”, declarou a entidade. Contudo, não foram divulgados detalhes adicionais devido à “natureza sigilosa da apuração”.
A Corregedoria do TJ-BA está examinando suspeitas de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, grilagem de terra, fraude processual e agiotagem. Essas denúncias resultaram na suspensão preventiva de três juízes: Fernando Machado Paropat Souza, da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registros Públicos; Rogério Barbosa de Sousa e Silva, da Vara da Infância e Juventude e Execução de Medidas Sócio Educativas; e André Marcelo Strogenski, da 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais.
Com informações Bahia Notícias