Mona Lisa

Mona Lisa

A construção da lenda da Mona Lisa. Diz-se que quem encomendou o quadro de Leonardo da Vinci era um nobre instalado em Florença. Duas vezes viúvo, Francesco del Giocondo casou em 1495 com uma jovem mulher de nome Lisa. Foi esta história que deu o nome a este pequeno quadro de uma dimensão de 77×53 cm. Também conhecida como A Gioconda, é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato, que é uma técnica artística usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades. No italiano “sfumare”, que significa “de tom baixo” ou “evaporar como fumaça”.

O quadro que contemplei no Museu do Louvre está lá desde 1797, só este tempo já é uma atração. Acredita-se que da Vinci tenha trabalhado nessa obra entre 1503 e 1506 e que o quadro retrate Lisa del Giocondo, esposa de um rico comerciante florentino. Leonardo da Vinci vendeu essa pintura para um rei francês do século XVI por uma quantia considerável, e ela esteve guardada em diferentes locais na França. Ela apresenta o retrato (do busto para cima) de uma mulher serena, é o que a torna especial. No mundo da arte, é a obra mais cara do mundo, avaliada em muitos milhões. Embora muitos acreditem que a tela possua grandes dimensões, o quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura.

No fundo de toda beleza jaz algo de desumano, a doçura do rosto, eis que no mesmo instante perdem o sentido ilusório com que os revestimos, já que existe uma teoria do uso do número secreto descoberto por Vicenti, o 72. Glori sugere que o número seria uma referência ao ano de 1472, quando uma inundação desastrosa fez com que o rio Trebbia rompesse e destruísse a ponte de Bobbio. Algo da Mona Lisa permanece nesta inundação? O lugar em que ela viveu, o lugar em que ela nasceu é capaz de guardar marcas, indícios, vestígios? O lugar onde transcorria sua vida, onde ela caminhou, sorriu, comeu, comemorou, chorou, onde ela rezou. Ficam para sempre em um lugar os ecos de que ela esteve lá, inclusive neste sorriso enigmático e mistérios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui