A campanha nacional em defesa dos manguezais do Brasil tem endereço em Porto Seguro: a base do PAT Ecosmar, localizada na praia de Taperapuan, na orla norte de Porto Seguro.
Centenas de turistas, que lotam a praia mais badalada de Porto Seguro, poderão obter informações sobre o ecossistema mais produtivo do planeta, seriamente ameaçado pelo novo código florestal: o texto aprovadono Senado propõe a consolidação de ocupações irregulares em manguezaisocorridas até 2008, legaliza ocupações urbanas nessas áreas e permite novasocupações.
Na base do PAT Ecosmar voluntários e biólogos ajudam moradores e turistas a entender melhor a importância desse ecossistema.
Os manguezaissão o berçário de espécie de peixes e crustáceos que tem uma enorme importânciaecológica, econômica e social: no Brasil 500.000 pescadores, além de marisqueiras e de mais de um milhão de empregos indiretos dependem da preservação dos manguezais!
O PAT Ecosmar é uma das Associações,movimentos sociais e ONGs que assinam o “ Manifesto A Favor da Conservação dosManguezais Brasileiros” (veja o texto na integra em http://bit.ly/manguefaz). Os internautas podem trocar ideias edeixar mensagens no facebook da campanha nacional: http://www.facebook.com/manguefazadiferenca
O plantão na base de praia do PAT Ecosmar, no km 5 da Avenida Beira mar (lado norte da cabana Malibú), continuará nos próximos dias.
O “Mangue Faz a Diferença” desfilará no dia 11 de fevereiro no bloco Pacatá, em parceira com o Centro Macunaima e o Corredor Cultural do Pacatá: o desfile começará no bairro de Porto Seguro que “faz divisa” com o manguezal e irá até a Passarela do Álcool.
Em fevereiro serão também organizados “arrastões na praia” com musica, faixas e atores vestindo fantasias dos animais do manguezal.
Participe você também e faça asua parte para preservar os nossos manguezais! Manguezal faz a diferença!