Mito #7: “Tristeza não tem fim! Felicidade, sim.”

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4.4)

Trago o título da devocional de hoje da poesia dos grandes Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Da música chamada “Felicidade”, mas que fala mesmo é da tristeza. Em sua poesia a tristeza recebe o status de “interminável”. De fato, a felicidade é fugaz e a tristeza persistente nas cenas da vida humana. Eles poetizam e cantam o que veem e experimentam. Mas não percebem que a fragilidade do buscamos para ser felizes é a razão da fragilidade de nossa felicidade! E tristeza é apenas a ausência dela! Sou um fã desses dois gênios da Bossa Nova, mas não sou fã de suas crenças e de seu estilo de vida. Concordo com a descrição do que veem, mas não acredito que eles estejam certos quanto ao que concluem.

Podemos descrever o que vemos, mas devemos refletir sobre o que vemos. Se a vida vai se realizando de certa forma diante de nós, há a chance de que ela seja de fato como a vemos, mas há a chance de que ela esteja seguindo na contramão. O modo como as coisas funcionam em nosso mundo e o modo como lidamos com a vida não são exatamente como deveria ser. Somos pecadores e para pecadores é difícil saber a verdade sobre a vida. Nossos olhos nos enganam, bem como nossos sentidos. Nossos desejos nos levam a lugares onde de fato não queríamos ir. Sonhos terminam em pesadelos. Precisamos do auxilio de Deus para viver e ser felizes. Precisamos crer no que não vemos e da sabedoria divina para alcançar o sentido das coisas. Precisamos de novas perspectivas.

Se para Tom e Vinicius tristeza não tem fim, na perspectiva cristã a tristeza está com seus dias contados. As Escrituras falam da promessa de que toda lágrima será enxugada (Ap 7.17). E será mesmo, pois Deus jamais falha em Suas promessas! A tristeza morrerá e a felicidade triunfará para aqueles que estão aprendendo a se alegrarem em Deus. Esse é um tipo de alegria que triunfa sobre tudo, pois sua fonte é o Deus Eterno. E toda felicidade dura tanto quanto sua fonte. Quanto à tristeza, não há futuro para ela no futuro (e mesmo no presente) daqueles que estão aprendendo a se alegrarem em Deus. Portanto, alegre-se no Senhor. Digo de novo: alegre-se no Senhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui