Misteriosa vontade

“E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” (Efésios 1.9-10)

Tenho um amigo que deu a seu cachorro o nome de “Mistério”. Conhecendo-o um pouco, imagino que pretendeu algum sarcasmo com a palavra, por ser tão usada em alguns círculos evangélicos. Paulo fala da vontade de Deus como sendo misteriosa, ou seja, cheia de segredo, além de nossa compreensão, que não cabe em nossa razão. Mas afirma que Deus nos revelou esse mistério, o que não nos deve levar a pensar que agora a vontade de Deus não é misteriosa. Ela é e sempre será.

Paulo está dizendo que Deus manifestou, trouxe à luz, o mistério de sua vontade, que é Cristo. Nos versos anteriores Paulo fala da redenção, do perdão dos pecados por meio da morte de Cristo. Cristo é o mistério revelado de Deus, mas que continua sendo mistério para nós. Somos beneficiários da obra de Cristo e dependentes de Cristo para que a vontade redentora de Deus se realize em nós. Deus fez de Cristo o centro da história, tanto terrena como celestial. Ele nos traz Deus e nos leva a Deus. Ele une todas as coisas e desfaz a separação. Ele é um mistério para nós e tanto maior mistério é quanto mais o conhecemos e conhecemos o poder do que ele fez.

A vontade de Deus é, portanto, misteriosa para nós. A fé em Cristo é desafiadora e desconfortável as vezes. Em Cristo todas as coisas convergem, são levadas à mesma direção e fim, são colocadas sob a mesma liderança e autoridade. Por isso nele tempos paz, pois em Cristo a vida se alinha à misteriosa vontade de Deus. Tudo isso é maior que possamos compreender e então somos desafiados a crer. E é crendo que entendemos. E entendendo nos maravilhamos. Maravilhados reconhecemos o mistério incompreensível e só nos resta crer. Assim parece que entramos num processo contínuo de fé-razão-escolha que nos torna “espirituais”, realçando em nós o melhor de nossa humanidade. Puro mistério!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui