Míssil russo atinge usina nuclear na Ucrânia

Míssil russo atinge usina nuclear na Ucrânia
Míssil russo atinge usina nuclear na Ucrânia. Foto Ascom

O perigo de uma catástrofe nuclear nunca foi tão real nas últimas décadas quanto agora, com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Dessa vez, um míssil russo atingiu a Usina Nuclear de Pivdennoukrainsk, na madrugada desta segunda-feira (19). De acordo com o governo ucraniano, a explosão foi a menos de 300 metros de um dos reatores.

Um vídeo divulgado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostra o momento da explosão. O governo informou que por pouco não houve uma catástrofe nuclear. Não houve danos aos equipamentos principais de segurança, o que permitiu que a usina conseguisse operar com segurança.

A explosão, no entanto, causou danos severos em uma usina hidrelétrica próxima, o que resultou em cortes de energia parciais na região. Ainda não há detalhes se vão ser necessários reparos na estrutura da usina nuclear e nem a dimensão dos estragos causados pela explosão.

“Os invasores queriam atirar novamente, mas esqueceram o que é uma central nuclear. A Rússia coloca o mundo inteiro em perigo. Temos que parar isto antes que seja tarde demais”, explicou Zelensky na legenda do vídeo que mostra o míssil.

Míssil destrói região de usina nuclear

Petro Kotin, chefe da Energoatom, que administra a usina, disse para emissoras ucranianas que, por pouco, o mundo não viu uma tragédia nuclear. Ainda segundo ele, apesar das estruturas de contenção serem extremamente resistentes, a explosão foi de magnitude suficiente para danificar estruturas ao redor da usina.

Já Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, disse em comunicado que todos os reatores da usina operam normalmente, mas que estão perto de uma catástrofe. “Algumas centenas de metros e teríamos acordado em uma realidade completamente diferente”, declarou.

Essa é a segunda maior usina nuclear da Ucrânia. Ela fica a 482 km da usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa e que está ocupada por forças russas, sofrendo diversos bombardeios recentes. A região onde fica usina desativada de Chernobyl, onde ocorreu o maior acidente nuclear da história na década de 80, também foi tomada pelos russos logo no começo da guerra.

Fonte: Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui