Misericordiosos

_”Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

(Mateus 5.7) _

Misericórdia: é tanto o sentimento de pesar e compaixão para com a dor ou a tragédia do outro, quanto às atitudes que confirmam esse compadecimento. A misericórdia é sentimento e ação. Precisamos desenvolver tanto o sentimento quanto a atitude misericordiosa. E assim, sermos misericordiosos e bem-aventurados. As Escrituras nos ensinam sobre uma dimensão diferente da misericórdia: o compadecimento com o transgressor. Quando alguém erra, peca, torna-se necessitado de misericórdia. A misericórdia é central na relação com Deus. Não há cristão que não seja filho da misericórdia. Todo cristão é alguém que foi favorecido pela misericórdia divina. Se Deus não fosse misericordioso, nenhum de nós poderia ser parte de Seu Reino.

No reino dos homens a misericórdia não é o meio mais usado para resolver conflitos. Poderíamos dizer que é pouco usado. Usamos mais a justiça embora, mesmo em nossas estruturas judiciárias, preparadas e treinadas, com normas extensas para julgamento, a justiça seja falha. Em nossas relações pessoais, envolvidos em sentimentos e limitações, a justiça é ainda menos eficiente. Mas ainda assim insistimos, brigamos e queremos resolver a questão pela via única da justiça. Ninguém quer perder! Ninguém quer ceder! Precisamos descobrir o poder da misericórdia e considerar usa-la como forma de resolver conflitos, como Deus faz conosco.

Quando o Reino de Deus nos alcança, temos a possibilidade e a missão de, no reino dos homens, demonstrar as verdades e caminhos propostos pelo Reino de Deus. E isso é fundamental para nossa fé, pois é na relação com o outro que damos autenticidade à nossa relação com Deus. Dizemos que amamos a Deus, mas só podemos demonstrar que O amamos de fato se amarmos nosso próximo. Se recebemos e reconhecemos a misericórdia de Deus, demonstraremos isso sendo misericordiosos com próximo. A dureza deve ceder lugar à leveza. Por isso só faz sentido uma igreja misericordiosa, pois por definição, ela é fruto da misericórdia. Por isso, ainda que limitada e fragilmente, sempre considere a misericórdia como um caminho para seus relacionamentos. Os misericordiosos receberão misericórdia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui