A audiência de aproximadamente duas horas de produtores rurais do sul da Bahia e políticos com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resultou em promessa de mesa de negociação e anúncio de reforço no esquema de segurança na área reivindicada pelos tupinambás. A audiência ocorreu no gabinete do ministro, em Brasília.
Cardozo disse que vai procurar o governador Jaques Wagner para solicitar apoio da estrutura de segurança pública, principalmente da Polícia Civil. O ministro sensibilizou-se com o drama do pequeno agricultor “Messias”. Chorando, ele narrou as dificuldades enfrentadas por ele e outros agricultores e disse não ter passado fome porque tem apoio de comerciantes e políticos. Cardozo prometeu interceder para que o governador baiano assegure auxílio aos produtores desamparados, parte deles acampada em praça pública.
A audiência gerou clima de expectativa no município. Os representantes dos produtores levaram documentos e informações tanto do processo de demarcação quanto das disputas recentes. Cardozo disse que necessitava de “paz” (tempo) para tomada de outras decisões e, também, necessitava ouvir a representação tupinambá.
Os produtores foram representados, além de Messias, por Luiz Uaquim, em reunião que contou com reforço dos deputados federais Félix Mendonça, Josias Gomes e Geraldo Simões, além da senadora Lídice da Mata. Simões defende que o processo de demarcação de terras seja extinto.
Fonte: Pimenta