O Ministério Público do Estado da Bahia sediou na manhã de quinta-feira, 21, audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Deputados que investiga o tráfico de pessoas no Brasil. Os integrantes da CPI estão na Bahia para colher informações sobre a adoção de crianças no município de Monte Santo.
Com a colaboração do MP, que, atendendo solicitação da Comissão, cedeu espaço para realização da audiência e forneceu informações importantes sobre os processos de adoção de cinco crianças de Monte Santo, os deputados federais realizaram a oitiva de Carmen Topschall, suspeita de envolvimento na adoção irregular das crianças baianas.
O trabalho de investigação do caso está sendo realizado pelo MP em parceria com a CPI, que, em outubro de 2012, recebeu, em Brasília, promotores de Justiça baianos para esclarecerem alguns detalhes relativos às adoções.
Na audiência pública de quinta-feira, os promotores de Justiça apresentaram mais informações sobre as investigações aos deputados federais que integram a CPI: Arnaldo Jordy (presidente), Flávia Morais (relatora) e José Augusto Maia e Luiz Couto. Também participaram da audiência os deputados Nelson Pelegrino, Luiza Maia e Yulo Oiticica, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, e os representantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ricardo Maurício, e da Segurança Pública, Emília Blanco.
Nesta sexta-feira, 22, os integrantes da CPI irão a Monte Santo ouvir familiares das crianças adotadas.
Ascom/MP