Ministério da Saúde raciona BCG e Eunápolis adota estratégia de vacinação para atender a população

O Ministério da Saúde emitiu a NOTA 83/2019 informando a distribuição parcial da Vacina BCG para os Estados brasileiros. Com distribuição irregular e em quantidades insuficientes, essa situação afetou diretamente diversos municípios do país.

Em Eunápolis, a irregularidade já vinha acontecendo e nesta quinta-feira (11/07) o recebimento aconteceu de forma parcial (muito inferior ao aguardado), inviabilizando a distribuição da BCG a todos os postos de saúde. “Essa é uma vacina que somente o Ministério da Saúde disponibiliza, por isso necessitamos de sua distribuição regular. Devido a irregularidade, adotamos uma estratégia de distribuição que atenda a população em sua totalidade”, explicou a secretária de Saúde Márcia Quaresma.

Distribuição – Todas as crianças nascidas no HRE receberão a vacina no Hospital, de segunda a sexta-feira, a partir das 10h. As crianças nascidas em estabelecimentos privados ou domicílio poderão ser vacinadas na UBS José Ramos Neto (Centro) todas as quartas-feiras e na UBS João Nunes (Colônia) às quintas-feiras. Para ampliar o acesso na zona rural, a vacina será disponibilizada a cada 15 dias nas unidades de saúde de Mundo Novo, Gabiarra, Ires Lopes e Maravilha.

“Assim que a distribuição da BCG por parte do Ministério da Saúde se regularizar, a vacina será enviada à todas as Unidades Básicas de Saúde imediatamente”, disse o prefeito Robério Oliveira. A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui