O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, lançam nesta segunda-feira (5/06), em Salvador, na Bahia, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 Tire uma arma do futuro do Brasil. A cerimônia será às 9 horas no Centro de Convenções da Bahia.
Na ocasião também será lançado, pelo governo do estado, o programa Pacto pela Vida – Implementação de políticas de segurança. O objetivo é diminuir o número de crimes e de homicídios a partir de um conjunto de ações integradas, tais como implantação de Bases Comunitárias de Segurança e convocação de policiais em concurso.
Campanha do Desarmamento
O objetivo da Campanha Nacional do Desarmamento é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Estudos como o Mapa da Violência 2011, mostraram redução nos índices de criminalidade, principalmente no número de homicídios, no período de realização das campanhas anteriores.
Para facilitar o recolhimento, há quatro novidades na edição deste ano: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização do material no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.
Unidades das polícias Federal e Rodoviária Federal estão sendo usadas como postos de recolhimento. Nos próximos dias, organizações não governamentais também serão credenciadas como locais de entrega de armas de fogo.
Serviço
Lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento 2011 Tire uma arma do futuro do Brasil em Salvador
Data: 06/06/11
Horário: 9 horas
Local: Salão Iemanjá – Centro de Convenções da Bahia, Avenida Simón Bolívar, s/n – Salvador, Bahia
Fonte: Ministério da Justiça