Ministério apura se operadoras de telefonia estão repassando redução do ICMS

Ministério apura se operadoras de telefonia estão repassando redução do ICMS
Ministério apura se operadoras de telefonia estão repassando redução do ICMS. Foto Bahia.ba

As operadoras de telecomunicações Claro, Tim, Vivo, Oi e Sky devem informar, até esta sexta-feira (25), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), se repassaram ou não a redução de 25% para 18% do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) aos usuários. As empresas informam que estão, gradualmente, realizando o repasse.

Em vigor desde o dia 23 de junho, a Lei Complementar 194/22, que reduziu a alíquota do ICMS de 25% para 18%, tem validade imediata. De acordo com o MJSP, denúncias de consumidores indicam que tanto a Claro quanto a Tim permaneceriam enviando aos clientes, no estado de São Paulo, as contas com vencimento em agosto sem o reajuste.

A investigação, segue a nota, apura se a redução do imposto está sendo repassada aos consumidores em todo o país. Além disso, se as empresas têm um plano de ressarcimento aos clientes, caso tenham cobrado o valor sem a redução, bem como tenham elaborado campanhas informativas sobre prazos e percentuais.

Caso sejam condenadas, as empresas terão de pagar uma multa no valor de até R$ 13 milhões.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui