O crescimento de 1,6% de demanda das empresas por crédito observado no primeiro trimestre de 2011 foi a menor taxa de expansão dos últimos cinco trimestres, revelando que as empresas estão se preparando para um cenário de menor crescimento econômico a partir dos próximos meses, observam os economistas da Serasa Experian.
Análise por porte
O avanço da demanda das empresas por crédito no primeiro trimestre de 2011 foi determinado pelo crescimento de 1,8% registrado pelas micro e pequenas empresas, uma vez que tanto nas médias quanto nas grandes empresas, as procuras por crédito recuaram 2,2% e 0,4%, respectivamente, no primeiro trimestre do ano.
Análise por região
Todas as regiões geográficas do país, com exceção da Norte (queda de 4,8% frente ao primeiro trimestre de 2010), exibiram crescimento nas demandas de suas empresas por crédito no primeiro trimestre deste ano. A maior delas ocorreu no Sul (alta de 3,1% frente ao primeiro trimestre de 2010), seguido da região Centro-Oeste (crescimento de 2,3%) e pelo Sudeste (alta de 1,9%).
Análise por setor
As empresas do setor de serviços lideraram o crescimento da demanda por crédito nos primeiros três meses de 2011. A alta foi de 3,9% frente ao primeiro trimestre do ano passado. O crescimento do setor comercial foi bem menor: expansão de 0,3% sobre os três primeiros meses de 2010. Já o setor industrial, ainda sob os efeitos prejudiciais do câmbio valorizado, registrou queda de 0,3% na procura por crédito nos três primeiros meses de 2011.
Fonte: Serasa Experian