A Veracel Celulose foi convidada pela Corporação Financeira Internacional (IFC), braço financeiro do Banco Mundial (Bird), para participar do Fórum de Responsabilidade Coorporativa apresentando a metodologia do Programa Redes Sociais, desenvolvido pela empresa nas comunidades onde atua. A gerente de Sustentabilidade, Eliane Anjos, representará a Veracel no evento, na tarde de hoje, em Washington, nos Estados Unidos. Na oportunidade, serão debatidas as orientações estratégicas comunitárias de investimentos, usando exemplos de empresas que estão alinhando os interesses do negócio às prioridades das comunidades.
Redes Sociais – Criadas em localidades da área de abrangência da empresa, as Redes Sociais contam com a participação de representantes das comunidades, e tem o objetivo de estreitar o relacionamento e o diálogo empresa/comunidades. A atuação das Redes consiste em buscar soluções que promovam qualidade de vida e transformações sociais nessas comunidades por meio da geração de renda. É a própria comunidade que define o projeto. A empresa apoia e estimula o protagonismo social e o empreendedorismo, buscando na vocação do grupo e nos recursos disponíveis o caminho para o desenvolvimento socioeconômico.
Existem sete Redes Sociais, das quais, três já estão com quatro projetos em funcionamento, beneficiando diretamente cerca de 130 famílias. As demais Redes estão em processo de estruturação de mais quatro projetos que deverão beneficiar mais 120 famílias.
Com o Projetos Roça do Povo, por exemplo, desenvolvido no distrito de União Baiana, município de Itagimirim, 57 agricultores locais conseguiram aumentar sua renda. O Roça do Povo iniciou em 2008, quano a Veracel e a Associação de Pequenos Proprietários Rurais de União Baiana assinaram contrato de comodato de uma área de 80 hectares.
A terra será utilizada por três anos, para o desenvolvimento do Projeto. No local, os agricultores plantaram e preparam a colheita de mandioca, que já está garantindo uma produção de cerca de cinco mil sacas de mandioca. Projeto conta também com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA).
No município de Guaratinga, a Rede constituiu uma cooperativa que trabalha com duas linhas de produção: Corte e Costura, que conta com 22 costureiras e a de produção de doces e compotas, com 30 doceiros. A cooperativa conta com a capacitação do Serviço Nacional de Aprendzagem Industrial (Senai).
Para o desenvolvimento desses projetos as Redes e a Veracel vêm buscando parceria com o Senai, EBDA, Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituições financeiras e prefeituras municipais. Essas parcerias visam a capacitação dos beneficiados, buscando uma gestão autonoma dos projetos.
Estão em fase de implantação a Rede Interativa Comunitária de Barrolândia, com Projeto de Desenvolvimento do Bordado; a Rede Renovar Boca do Córrego, com o Projeto Minifábrica de Doces; e a Rede Despertar, de Ponto Central, com o Projeto Costureiras em Ação. Já a Rede de Desenvolvimento Social de Santa Maria Eterna está reavaliando a estratégia e há a tendencia de ser implantado um projeto de agricultura familiar. Este programa de Redes Sociais faz parte da agenda de Sustentabilidade da Veracel, que procura financiar projetos dentro da plataforma adotada pela empresa de beneciar programas e projetos nas áreas de saúde, educação e de geração de renda.
Em 2009, foram investidos cerca de R$ 11 milhões em ações nas comunidades da área de atuação da Veracel, que, tem como pilares de sua agenda de Sustentabilidade, manter um diálogo permanente com todos os seus públicos estratégicos, assim como seguir padrões de qualidade sob as perpectivas econômicas, ambiental e social.
Fonte: Ascom da Veracel Celulose